Quais são as competências necessárias para o profissional em T.I no mercado de hoje? |
Isso ocorre pois em um mundo cada vez mais digitalizado, o especialista em Tecnologia da Informação está cada vez mais em relevância, sendo requisitado em empresas, escolas, grupos e até no setor público.
Dentro da gama de funções de um profissional na área, podemos ressaltar a necessidade de que ele observe exemplos de referencial teórico prontos, analisando casos similares para entender como solucionar possíveis problemas enfrentados em sistemas de empresas.
Mas quais são exatamente as competências necessárias para um profissional se destacar no mercado atualmente na área de TI?
Na reportagem de hoje iremos ver juntos o motivo pelo qual a TI anda tão em alta durante a pandemia e o que irá destacar um profissional na área durante este período.
O que de fato é a Tecnologia da Informação e o que esta área engloba?
Primeiramente é essencial discutirmos a que exatamente nos referirmos quando falamos de Tecnologia da Informação, especialmente para os leitores leigos que não compreendem até que ponto as atuações deste profissional chegam.
Conforme explicado de maneira clara pela plataforma Net Support, a TI é mais um conceito do que uma área, propriamente dita, podendo englobar diversas atuações para os profissionais inseridos neste meio:
Recursos de tecnologia para o processamento de informações
Conhecimento e domínio de software e hardware
Tecnologia de comunicação
Produção, acesso e transmissão de dados e informações
Logo, qualquer setor, empresa ou ramo que lide com um ambiente e atividades no meio virtual dependem da atuação de uma equipe de Tecnologia da Informação ou da atuação de um profissional.
Esta definição de TI é trazida pela Gartner Group, uma das maiores empresas do ramo, que oferece serviços de consultoria desde o início da década de 80.
A empresa fundada por Gideon Gartner em 1979 presta serviços e desenvolve tecnologias e soluções digitais para diversos clientes todos os dias.
A gigante da TI é sediada em Connecticut nos Estados Unidos, porém conta com mais de 5000 associados em todo o mundo, distribuídos por mais de 80 países.
Dentre os associados da Gartner Group estão:
Analistas
Pesquisadores
Consultores
Técnicos
Que atuam resolvendo problemas de comunicação, transmissão e transferência de dados e Segurança da Informação para clientes de todo o mundo.
Qual o papel da TI durante a pandemia?
Para entendermos também quais são as competências necessárias para um profissional em Tecnologia da Informação se destacar no mercado atualmente, é essencial que entendamos também quais são as necessidades do mercado em um contexto de pandemia, como o que vivemos atualmente.
Conforme reportagem publicada na revista Valor, da Globo, vivemos atualmente em um contexto onde a tecnologia e o surgimento de novas tecnologias têm se mostrado importantes aliados no dia-a-dia das pessoas.
Isso ocorre pois as empresas, conglomerados, grupos econômicos e até outros setores precisam de soluções inovadores para seus negócios, como por exemplo a migração para um ambiente remoto de trabalho e estudo.
Logo, o profissional de TI possui atuações diretas em casos de:
Videoconferências
Distribuição de materiais escolares
Ferramentas colaborativas
Maior tráfego de dados e informações
Portanto, os profissionais atuantes na área possuem uma relevância extremamente alta durante a pandemia e o contexto de isolamento, visto que novos desafios digitais e virtuais podem surgir todos os dias em situações que vão desde salas de aula virtuais até atuação em empresas.
Competências do profissional em TI
Por fim, o que um profissional deve apresentar para ter destaque em todo este contexto? Quais são as qualidades que um profissional em TI deve ter nesta situação?
Análises de risco e avaliação
DevSecOps
Contratos Inteligentes
Apache Pig
Blockchain
Oracle Exadata Database Machine
Deep Learning
Engenharia de Confiabilidade de Websites
Análise de Big Data
Cloud Foundry
E-Discovery
Não fique parado, busque cursos e especializações que podem fazer com que você tenha destaque nas áreas citadas acima, visto que são tendência para 2021 e para os anos seguintes, com o aumento da tecnologia e do grau de digitalização das mais variadas áreas!