Governo federal abre cursos online na área de TI com mais de 6 mil vagas |
São 6.069 vagas gratuitas com três opções de cursos online na área de TI (Tecnologia da Informação) e Tecnologia da Comunicação: programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis.
Neste primeiro momento, os cursos, que terão duração de cerca de 200 horas, serão ofertados apenas para jovens com ensino médio completo e que residam em determinadas regiões do país, sendo elas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.
De acordo com o diretor Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Sérgio Calderini, foi feito um mapeamento junto ao setor produtivo para descobrir quais eram as demandas e em quais locais existiam. O objetivo é buscar profissionais qualificados para ocupar postos de trabalho visando a retomada da economia. Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, a ação do governo federal é extremamente importante para identificar barreiras no fortalecimento da economia.
“A revolução digital já é mais do que uma realidade no cotidiano dos brasileiros. Com o direcionamento correto e qualidade na capacitação, podemos diminuir tanto o desemprego quanto a lacuna de mão de obra qualificada no setor de TIC. Essa também é uma importante ação da retomada do Brasil na rota do crescimento”, analisou o secretário.
Para se inscrever nessa primeira fase do programa, o estudante deve preencher uma trilha educacional na plataforma virtual EduLivre que dará uma visão geral da área que o aluno quer seguir, além do preenchimento de alguns testes. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de abril. Os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente pela instituição que está ofertando a vaga.
O início das aulas está previsto para 10 de maio e deve durar em torno de 6 meses.