Apenas 40% das empresas brasileiras contam com área de TI. |
Indicadores da Pesquisa TIC Empresas 2019, realizada pelo Cetic.br, mostram que o uso de computadores é quase universal entre as empresas brasileiras, onde 97% das empresas contam com um desktop. A porcentagem é alta independentemente do tamanho da empresa, sendo 97% para pequenas (10 a 49 empregados), 98% para médias (50 a 249) e 99% para grandes (acima de 249 funcionários). No entanto, apenas 40% das empresas contam com uma área de TI na empresa. O número é menor nas pequenas empresas, onde apenas 36% têm um departamento do tipo. Nas médias, o índice chega a 68%, enquanto as grandes chegam a 90%.
A maioria das empresas (68%) entendeu que não precisou contratar um especialista em TI no último ano. Nas pequenas empresas, apenas 31% foram atrás de um profissional da área, sendo que 6% não concluíram a contratação. Nas corporações de tamanho médio, os índices são parecidos: 40% tentaram e 5% não conseguiram. Um pouco mais que a maioria das grandes (52%) tentou contratar e 46% delas conseguiram.
A situação não é muito diferente quando se fala em departamento de segurança. Apenas 42% das empresas têm uma área ou pelo menos uma pessoa encarregada da gestão do risco. Nas pequenas, 58% não contam com especialista e 1% nem sabem, enquanto nas médias 45% não têm a área e 3% não sabem. As grandes não se saem muito melhor: 39% não tem nem área ou responsável e 1% não sabem dizer. Isto se reflete na falta de uma política de segurança digital: 41% têm uma política do tipo. Nas pequenas, 37% contam com isso; nas médias, 63%; e nas grandes, 74%.
Uso de tecnologia
A pesquisa também aponta que as empresas utilizam pouco da tecnologia. Apenas 29% do total utilizaram pacotes de software ERP para integrar dados e processos em um sistema único em 2019. O índice é puxado para baixo por pequenas e médias empresas, 25% e 57% fizeram o procedimento, respectivamente, enquanto 82% das grandes optaram pela integração. Apenas 22% das empresas usam CRM: 20% das pequenas, 32% das médias e 43% das grandes. O uso de big data por empresas brasileiras é quase irrisório: 10%. Em empresas pequenas, o índice é de 8% e nas médias chega a 15%. As grandes não se saem muito melhor, com 20%.
Robôs de serviço são utilizados por apenas 2% de todas as empresas que contam com uma área de TI (2% das pequenas e médias e 3% nas grandes). O maior número destes robôs (41%) é utilizado por sistemas de gerenciamento de estoque, como peletização e manuseio de mercadorias. Outros 25% são usados em limpeza ou tarefas de eliminação de resíduos e 22% em trabalhos de construção ou reparos.
A Pesquisa TIC Empresas 2019 ouviu 7 mil empresas no primeiro trimestre deste ano.