Linguagem Python consolida liderança e se tornou a preferida dos hackers |
O Python consolidou seu lugar entre as três principais linguagens de programação mais populares. É o que mostra o ranking elaborado pelos mecanismos de busca da Tiobe. O Python ganhou 3,62 pontos percentuais ano após ano no índice Tiobe de janeiro de 2019. Assim, superou o Visual Basic .NET e o Java, o segundo e terceiro primeiros lugares. Portanto, a Linguagem Python consolida liderança.
Histórico
O Python foi criado em 1989 pelo programador holandês Guido van Rossum, que renunciou ao seu papel como o “ditador benevolente da vida” da Python em julho do ano passado.
O Python entrou no top 3 do índice de popularidade do Tiobe em setembro, graças ao seu uso em um número crescente de campos. Como Tiobe observa, muitas vezes é a primeira linguagem ensinada nas universidades e é a linguagem oficial para análise estatística, aprendizado de máquina, script, programação na web e computação científica.
É também a linguagem mais popular entre os hackers, graças à sua sintaxe fácil de entender, ampla disponibilidade de tutoriais on-line e uma abundância de bibliotecas de software de terceiros inofensivas que podem ser reutilizadas para uso malicioso.
Mudança para Python 3
Desenvolvedores com projetos construídos com Python 2 devem tomar nota de um anúncio recente de desenvolvedores Python que o suporte para esta versão terminará em 1º de janeiro de 2020. A mudança requer que todos os projetos passem para o Python 3, que será a única versão a receber gratuitamente o suporte oficial.
O índice Tiobe e outros rankings de popularidade do IEEE Spectrum e do PYPL oferecem aos programadores uma maneira de avaliar em quais linguagens vale a pena investir tempo. Os desenvolvedores podem abordar essa questão usando uma variedade de índices e fontes que não sejam rankings de popularidade.
Outras linguagens que obtiveram ganhos significativos no ano passado. São elas o MATLAB, que subiu do 18º para o 11º lugar, e a principal linguagem de programação de aplicativos Android, Kotlin, que subiu do 39º para o 31º lugar.
Outros grandes impulsionadores incluem Rust, que passou do 46º para o 33º lugar, e o MIT criou Julia, que subiu de 47º em janeiro para 37º. Finalmente, o TypeScript apoiado pela Microsoft subiu do 167º para o 49º lugar.
As linguagens que diminuíram significativamente no índice de Tiobe no ano passado incluem Ruby, que caiu do 11º para o 18º lugar, e Erlang, de 23º para 50º. Além disso, o F # caiu do 40º para o 64º, enquanto a Alice caiu do 26º para o 66º lugar.
Tiobe prevê que o Kotlin se juntará às 20 linguagens mais populares deste ano. Ela tem se tornado cada vez mais popular junto aos desenvolvedores do Android. O número de colaboradores que usam o Kotlin para criar projetos hospedados no GitHub mais que dobrou em 2018, tornando-se a linguagem de crescimento mais rápido no site.
Os 20 principais linguagens em ordem decrescente para janeiro de 2019 foram:
Java; C; Python; C ++; Visual Basic .NET; JavaScript; C #; PHP; SQL; Objective-C; MATLAB; R; Perl; linguagem Assembly; Swift; Go; Delphi/Object Pascal; Ruby; PL/SQL e Visual Basic.