Bancos brasileiros desenvolvem tecnologia para que contas sejam pagas com 'selfies'. |
Os bancos brasileiros investem em tecnologia para que o acesso de seus clientes seja cada vez mais diversificado, simples e, principalmente, seguro. Autenticações por impressão digital já estão difundidas no país e mostraram que a biometria traz mais segurança. Agora os bancos caminham para outras possibilidades, como o reconhecimento facial. Se for implementado, o que deve acontecer em até dois anos, permitirá que o cliente pague uma conta ou faça uma transação com uma 'selfie'.
As informações são de uma publicação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
No Banco do Brasil, o reconhecimento facial está em fase de desenvolvimento, com a montagem do banco de imagens e o treinamento dos algoritimos. A fase de testes com clientes está prevista para acontecer no prazo de um ano. A Caixa já adota o reconhecimento facial em processos internos e vai iniciar no ano que vem um cadastramento multibiométrico (impressão digital e face) em todas as suas agências.
O principal desafio das instituições é blindar o sistema de tentativas de fraudes, como pelo uso de fotos e vídeos de clientes.