Cracker invade site de universidade brasileira exige pagamento de R$ 20 mil reais. |
O site do Centro Universitário Uninovafapi que fica no estado do Piauí, sofreu um ataque cibernético na quarta-feira (20/09). Em mensagem postada no website da faculdade, um cracker ameaça divulgar dados pessoais e acadêmicos de mais de 30 mil pessoas, entre alunos, ex-alunos e funcionários da instituição.
O cracker diz que a situação é “bem grave” e garante que, caso a faculdade não ceda às suas ameaças, os dados serão vazados “para todos terem acesso”. O invasor avisa que acessou importantes sistemas da faculdade e conseguiu números de CPF’s, RG’s, endereços, celulares, e-mails, senhas, listas de inadimplentes, notas, fotos dos rostos, faltas, diários de classes, entre outras informações da instituição.
O cracker pede que a faculdade transfira 1.7 bitcoin (moeda que só circula na internet) para um código enviado por ele aos administradores do site e para a reitoria da instituição. O valor equivale, de acordo com o invasor é mais de R$ 20 mil.
“Na verdade é quase um trocado se comparando ao que poderá ocorrer. Não estou blefando, nem estou com muita tolerância à resistências”, ameaça dizendo que, se até sexta-feira (22/09) não houver uma resposta da faculdade, haverá um vazamento parcial dos dados.
Em nota enviada à imprensa, o Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado. A faculdade garante, ainda, que o setor de Tecnologia da instituição está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados.
“O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo”, garante o centro universitário.
Oito casos
O delegado titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (Dercat), Daniel Pires, disse ao site cidadeverde.com que o caso já foi registrado na especializada. Inicialmente serão realizadas perícias para identificar a autoria do ataque.
O delegado conta que sequestros virtuais de dados está crescente no Piauí e que só neste ano foram registrados oito casos desta natureza na delegacia. Todas as vítimas foram empresas comerciais.
Veja na íntegra a nota:
"O Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado.
O Centro de Tecnologia da IES já está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados.
O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo."
Fonte: Portal Cidade Verde