Robô de Inteligência Artificial faz prova de vestibular na China em 22 minutos. |
Um robô de Inteligência Artificial (IA) participou do exame de matemática do gaokao, o vestibular universitário chinês, na quarta-feira (07/06) na cidade de Chengdu, sudoeste da China.
O robô IA-MATHS, consistindo de 11 servidores, foi desenvolvido pela Chengdu Zhunxingyunxue Technology, e concluiu duas versões do exame de matemática na tarde de quarta-feira. Há várias versões das provas em diferentes regiões da China.
O robô completou o exame de Beijing em 22 minutos, atingindo 105 das 150 notas, sem apoio da internet, e marcou 100 pontos em outra versão da prova.
"Levaria duas horas para um ser humano terminar o exame. Espero que o robô melhore seu desempenho no próximo ano em termos de raciocínio lógico e algoritmo de computador e consiga mais de 130 pontos", disse Lin Hui, CEO da empresa.
Em fevereiro, o robô obteve 93 em um teste de matemática, um pouco maior do que o grau de aprovação de 90.
A empresa participou de um projeto do ministério da Ciência e Tecnologia do país, que planeja desenvolver robôs de gaokao.
De acordo com o plano, até 2020, os robôs de IA terão inteligência suficiente para serem aprovados nas principais universidades através do vestibular.