Ataque cibernético tenta roubar contas de e-mails do parlamento britânico. |
O Parlamento britânico foi alvo de um ataque cibernético no sábado (24 de Junho de 2017) que buscou identificar fragilidades em senhas de e-mail de parlamentares e funcionários. O ataque acontece apenas um mês depois de um “ransomware” — tipo de invasão que bloqueia dados e só os libera após pagamento de resgate — ter prejudicado parte do serviço de saúde do país.
A Câmara Baixa do Parlamento afirmou que está trabalhando juntamente com o Centro Nacional de Segurança Cibernética para defender a rede, acrescentando que acredita ter conseguido proteger todas as contas e sistemas atacados.
“No começo da manhã, identificamos uma atividade incomum e indícios de ciberataque em nossa rede de computadores”, informaram autoridades parlamentares em e-mail enviado a usuários potencialmente afetados. “Uma investigação mais profunda feita por nossa equipe confirmou que hackers estavam promovendo um ataque focado e substancial em todas as contas de usuários com o objetivo de identificar senhas frágeis.”
O jornal “Telegraph” afirmou que os legisladores foram alertados sobre o ataque já na sexta-feira e não conseguiram acessar suas contas de e-mail neste sábado.
Chris Rennard, membro do partido liberal democrata na Câmara dos Lordes, disse no Twitter: “Ataque de segurança cibernética contra Westminster, os e-mails parlamentares podem não funcionar remotamente”.