Onda de celulares hackeados de deputados faz mais uma vitima. |
O presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Amazonas, deputado federal Hissa Abrahão, registrou um boletim de ocorrência no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) após ter o telefone clonado, possivelmente, por um cracker – que aplicou golpes de transferências bancárias em amigos e funcionários do parlamentar - O mesmo "modus operandi" aplicado em outros deputados federais.
O deputado emitiu nota, na tarde desta quinta-feira (11), informando o caso, que já ocorre há pelo menos duas semanas. De acordo com Hissa, o cibercriminoso utilizou o aplicativo WhatsApp com o seu número e entrou em contato com pessoas vinculadas aos seus grupos de trabalho.
O suspeito pediu que os funcionários e amigos transferissem uma quantia para que o mesmo valor fosse transferido no dia seguinte, com a justificativa de que o limite diário de transferência tinha excedido.
Hissa destaca que algumas pessoas chegaram a realizar a transação pensando que era o parlamentar. O infrator repassou às vítimas o número de uma conta bancária que não é de propriedade do parlamentar. As pessoas não perceberam que a conta não constava no nome de Hissa Nagib Abrahão Filho.
O golpe só veio à tona na manhã desta quinta, quando o deputado foi cobrado por pelo menos quatro pessoas. Hissa Abrahão salienta que não recebeu nenhuma transferência em sua conta bancária.
O advogado do parlamentar, Júlio Lorenzoni, está tomando as providências necessárias sobre o caso. A defesa pede ainda que quem receber ou tenha recebido qualquer mensagem pelo número (092) 99152-7939, que não responda e denuncie o caso à polícia. As vítimas do golpe devem ir até à sede do DRCO, que fica na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, bairro Dom Pedro, Zona Oeste, para denunciar o caso.
Fonte: Em Tempo.