Jovem que barrou WannaCry pede aumento para o pessoal de TI e doa os 30 mil que ganhou. |
A habilidade nos computadores não é a mesma em outras telas. O rapaz estava nervoso na entrevista e, na hora de soletrar o sobrenome, ele comeu uma letra.
Talvez fosse cansaço. Marcus não dorme há dias, desde a sacada genial de sexta-feira (12). Ele percebeu que, cada vez que o Wannacry infectava um computador, o vírus mandava uma mensagem para um site sem dono. Marcus comprou o endereço virtual e o Wannacry parou de se espalhar com a mesma intensidade.
A comemoração foi com muita pizza. MalwareTech, como Marcus é conhecido no mundo da cibersegurança, virou celebridade. O simpático britânico jura que não é herói, falou que tropeçou na solução e que contou com a ajuda de muita gente.
O chefe da empresa onde Marcus trabalha disse que a descoberta não foi nada acidental: “Ele fez tudo sozinho, sim”.
Marcus não quis fazer faculdade, aprendeu tudo o que sabe sozinho. Agora, o FBI e o Centro Britânico de Cibersegurança tentam aprender com ele. A agência, inclusive, ensina pelo blog dele como se defender do vírus.
A dica, segundo Marcus, é manter os sistemas atualizados e dar um aumento para o pessoal da informática.
A empresa dele entendeu o recado e vai pagar todas as despesas das férias do rapaz, na Califórnia. Marcus agora quer surfar fora da internet.
Marcus também ganhou o correspondente a R$ 30 mil e disse que vai doar para instituições beneficentes e comprar livros de computação para estudantes pobres. [ Fonte: Jornal Nacional ]