Consultoria está com 15 vagas para profissionais de TI atuarem no exterior. |
A Borba&Lewis, consultoria de TI americana com foco na implementação de ERP, fundada pelo brasileiro Paulo Borba, que tem entre seus diferenciais a contratação de consultores sêniores para garantir a qualidade das implementações de projetos de TI, está com 15 vagas em aberto para projetos no exterior em empresas globais como Audi, Ferrari e Liebherr.
Mas segundo Paulo Borba, CEO da Borba&Lewis, a empresa não está conseguindo preencher as vagas devido à falta de fluência no idioma inglês dos candidatos. “É muito importante que o profissional que queira ter uma carreira internacional invista no aprendizado da língua inglesa para manter uma conversa de negócios dentro de uma empresa nos EUA ou Europa. Não basta ter o inglês de turista. É preciso que ele saiba se posicionar em relação ao dia a dia do seu trabalho, ter um vocabulário de business é básico para expressar sua experiência”, afirma
Para o executivo, a contratação de consultores sêniores é um dos segredos para o sucesso da consultoria, que, segundo ele, vem crescendo em média 25% ao ano e já tem escritórios em Orlando (EUA), no Porto (Portugal), Porto Alegre e São Paulo. Somente nos últimos dois anos, a empresa cresceu acima de 40%, devido ao processo de internacionalização, afirma Borba. No próximo ano, estão previstas aberturas de escritórios da Ásia e Oceania.
“Nós acreditamos e investimos na mão de obra de profissionais mais experientes. Recentemente, contratamos um consultor com mais de 60 anos para um projeto em Portugal e o resultado está sendo incrível. Buscamos profissionais altamente habilitados, com formação superior e experiência mínima de dez anos em projetos, além de incentivar o desenvolvimento pessoal contínuo e atualizações tecnológicas e de melhores práticas periódicas. Nossa estratégia em investir na experiência trouxe resultados de longo prazo, todos os contratos que temos iniciado com estes profissionais tornaram-se de longo prazo” ressalta Borba.
Expansão no Brasil
A operação no Brasil corresponde a 45% do total do faturamento da Borba&Lewis, que tem planos de dobrar sua atuação no país até o próximo ano. Para isso, a empresa vai investir na capacitação de profissionais com conhecimento internacional de consultoria e fluência em inglês para os negócios.
Também está entre as estratégias da empresa fortalecer o leque de parcerias mantidas com players de tecnologias globais com a Infor (da qual é Global Channel Partner), Amaxonia e Drummond, ambas americanas, Horizon 2020, empresa europeia, e a Apex-Brasil.
A empresa espera crescer também nos Estados Unidos e Europa, com o reforço de parcerias estratégicas. “Estamos estudando abrir escritório também na Ásia e Oceania nos próximos anos. Estar perto de nossos clientes é parte de nossa estratégia, estamos em um mundo totalmente digital, mas ainda o aperto de mão pessoalmente é algo de grande valor para o cliente”, completa Borba.