63% das pessoas não prestam atenção ao aceitar os termos para instalar um app. |
TechTudo - A Kaspersky Lab, agência de segurança virtual, emitiu um alerta de privacidade sobre o teste online da VonVon “Qual celebridade você se parece?”, popular entre os usuários do Facebook. Dessa vez não se trata de nenhum vírus ou ações que comprometam dados financeiros. O problema apontado por analistas, na quinta-feira (30), está nos termos concordados pelo internauta na hora do acesso, que coletam informações pessoais na rede social, seja no computador ou no celular. Segundo pesquisa da empresa, 63% dos entrevistados não prestam atenção em ler o contrato de licença ao instalar um aplicativo, o que pode comprometer seus dados e encaminhar as informações para uso comercial.
Para entender melhor, o teste da Vonvon funciona da seguinte forma: o usuário acessa o site e precisa conectar-se ao Facebook para descobrir com qual celebridade se parece. Em seguida é necessário concordar com o compartilhamento de informações para continuar o acesso, e é nesse ponto que entra a falta de atenção. Muitos nem param para ler e já clicam no botão de “concordar” ou “continuar”.
O teste coleta informações públicas como nome, foto de perfil, idade, gênero, país, além de outros dados não obrigatórios, como ter acesso à sua lista de amigos, e-mail e até outras imagens suas — que você pode não concordar, por qualquer motivo. Só depois de concordar que o site permite escolher uma de suas fotos para fazer a comparação com uma celebridade e exibir o resultado.
Sendo assim, essa informações capturadas, ainda que públicas, deixam de ser apenas exibidas no seu perfil para serem usadas com outros fins pelos desenvolvedores dos aplicativos de testes e jogos.
Para onde vão os seus dados
No caso da Vonvon, segundo a Kaspersky Lab, ao aceitar os termos, o site que oferece os testes tem acesso aos dados para uso na divulgação de produtos via e-mail marketing. Essas informações também podem ser aproveitadas para outros fins de publicidade, que não são tão específicos, e há a possibilidade de envio para outras empresas ou indivíduos, na busca por otimizar serviços.
Procurada pelo site TechTudo a Vonvon negou que venda informações de seus usuários.