Satélite Geoestacionário levará internet de até 20Mbps para todo o Brasil. |
O primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do Brasil está pronto e deverá ser lançado no dia 21 de março de 2017. O equipamento foi apresentado a uma comitiva do governo brasileiro na quinta-feira (1º de Dezembro de 2016), em Cannes, no sul da França, onde fica a sede da Thales Alenia Space (TAS), empresa fornecedora do satélite. Ele terá capacidade de banda larga às áreas remotas do país e também para as comunicações de defesa do Brasil. O projeto é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões.
Nos próximos dias, o satélite será lançado da base de Kourou, na Guiana Francesa. A previsão é que o equipamento seja colocado em órbita a bordo do foguete Ariane-5. O satélite, de 5,8 toneladas e 5 metros de altura, ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.
O presidente da Telebras informou que o satélite geoestacionário brasileiro irá operar com uma tecnologia que permitirá a entrega de velocidades de até 20Mbps com uma baixa taxa de interrupção, diferente do que acontece com a fibra ótica por exemplo.
Fonte: Agência Espacial Brasileira e MCTIC