Descubra os melhores sites para aprender programação em 2017. |
Aprender a programar abre um mundo de possibilidades para você. Numa época em que todo negócio e pessoa precisa estar online, aprender a conversar com os computadores e criar uma página na internet pode ser um diferencial bem-vindo.
Confira a seguir os melhores sites para aprender a programar gratuitamente:
1. CODECADEMY
A Codecademy funciona como um curso online de programação. O ensino é dividido em capítulos lúdicos e curtos, começando nos mais simples conceitos de programação e chegando até as partes mais complicadas (inclusive linguagens como JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS e APIs). O aprendizado é feito na prática: o site apresenta um conceito, oferece uma página em branco para você colocar o código e deixa você ver os resultados do código que você criou. É completamente grátis, mas nem todo conteúdo está disponível em português.
No Code Avengers a abordagem do aprendizado é mais direcionada, mas os cursos não são completamente grátis. É possível fazer o teste gratuito, mas você eventualmente será convidado a pagar pela próxima aula. O diferencial do site são as opções de aprendizado disponíveis assim que você começa uma nova aula: Aprendendo em casa, aprendendo na escola, Ensinando na escola e (disponível apenas em inglês) Ensinando em casa.
3. CODE.ORG
O lema do Code.org é que todo mundo deve ter a oportunidade de aprender computação, por isso a organização sem fins lucrativos disponibiliza cursos gratuitos. A maioria deles é voltada para o público infantil, e pode ser uma boa opção para professores que queiram usar a plataforma na sala de aula.
O X-Ray Googles é uma extensão para o seu navegador que permite a edição de sites de forma simples. É um jeito fácil e indolor de aprender sobre códigos explorando os sites que já são familiares a você. Ele funciona melhor como complemente para um site mais estruturado, como os citados acima, e funciona como uma ótima ferramenta para descobrir como fazer alguma coisa especifica com HTML.