Dados de 29 mil clientes de corretora do Brasil são roubados por crackers. |
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, relata ter sido hackeada. Cerca de 29 mil clientes tiveram seus dados roubados, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. Os sócios da consultoria também reclamam que, desde o fim do ano passado, sofrem tentativas de extorsão e ameaçada de exposição das informações surrupiadas.
O ataque à base de dados da empresa não é tão recente assim. Tais informações foram coletadas de forma ilegal ao longo de 2013 e de 2014. Os criminosos virtuais exigem pagamento de R$ 22,5 milhões para que, supostamente, deixem as informações seguras. O "resgate" deveria ser pago em Bitcoins, uma criptomoeda considerada alternativa ao dinheiro convencional.
Os 29 mil clientes afetados com o ataque hacker correspondem a 15% da base de clientes da XP Investimentos. Segundo a empresa, os ladrões não roubaram senhas ou registros financeiros, mas dados cadastrais, como nome e endereço dos investidores.
Ainda de acordo com o jornal, o episódio foi relatado às autoridades competentes e atualmente está sendo investigado pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Banco Central.
A segurança digital se mostra cada dia mais falha apesar dos investimentos em desenvolvimento. O Yahoo, que acaba de mudar de nome e de comando, por exemplo, é uma das empresas mais antigas da internet e mesmo assim viu dados de 1,5 bilhão de contas serem roubados. Há poucos dias, usuários da Supercell, desenvolvedora do bem-sucedido Clash of Clans, foram surpreendidos com a péssima informação de que sofreu um ataque em setembro de 2016, que culminou com vazamento de dados de usuários.