Google criou site para que voce veja como funciona a inteligência artificial da empresa. |
O Google lançou um site que permite que você brinque com os experimentos de inteligência artificial da empresa. Qualquer pessoa interessada na tecnologia pode escolher entre uma série de jogos e testes desenvolvidos pelos programadores da companhia.
Um exemplo bem divertido de experimento é o Quick, Draw!. O jogo pede para que o usuário desenhe qualquer objeto em 20 segundos, enquanto a inteligência artificial tenta adivinhar o que foi desenhado.
Pode parecer uma brincadeira simples, porém é um exercício fascinante para entender como as redes neurais aprendem sozinhas a identificar objetos e textos em fotos. Aliás, essa tecnologia é a mesma utilizada pelo Google Tradutor para reconhecer a caligrafia das pessoas.
O Thing Translator é outra aplicação do site que utiliza a API do Google Tradutor. A partir dela, o usuário pode apontar a câmera do smartphone para qualquer objeto e receber a sua tradução em diversas línguas.
Outra ferramenta interessante do site é a Giorgio Cam. Ela é capaz de reconhecer diferentes objetos que são colocados em frente à câmera do celular e transformá-los em letras de música. Para isso, o experimento usa um API de reconhecimento de imagem e dois APIs abertos de síntese de fala.
O objetivo do site é tornar inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) mais acessíveis para o público comum, segundo a empresa. Além disso, a plataforma também serve para que usuários interessados na tecnologia possam desenvolver seus próprios projetos.
“Queremos facilitar para qualquer programador – independentemente se ele entende de machine learning ou não – a criação de seus próprios experimentos”, explica o Google na plataforma. O site inclui o código aberto de todas as aplicações, bem como ferramentas para que os programadores aprendam a usar o machine learning. É possível enviar experimentos para a empresa neste link.
Para testar a inteligência artificial criada pelo Google, você só precisa entrar no site AI Experiments. Todo o conteúdo do site, no entanto, está em inglês.