Crackers estão usando o desemprego atual no Brasil para criar sites falsos de vagas. |
Analistas de segurança da Kaspersky Lab descobriram recentemente uma campanha de cibercriminosos que está se aproveitando do cenário de desemprego no Brasil, cuja taxa atingiu 11,8% no 3° trimestre, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), para aplicar golpes.
Os crackers estão usando o aumento do volume de pessoas interessadas em vagas de emprego para novas fraudes. Eles criam sites com supostas vagas de emprego para disseminar malware bancário e roubar dados e dinheiro das vítimas. Para disseminar o golpe, os criminosos têm divulgado os sites falsos de emprego em redes sociais e também por campanhas via e-mail.
Os sites fraudulentos divulgam vagas que não existem usando nomes de grandes empresas e varejistas e espalham um trojan disfarçado de formulário de cadastro, como por exemplo um arquivo .ZIP malicioso. Após aberto, o arquivo infecta a máquina com um trojan bancário, colocando em risco dados financeiros, cartão de crédito e credenciais de acesso ao internet banking das vitímas.
“Pessoas interessadas em encontrar vagas de emprego on-line devem ficar muito atentas para não cair nessas armadilhas”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. “Os sites criados pelos cibercriminosos são quase idênticos aos verdadeiros, mas foram registrados por criminosos para infectar visitantes e muita gente desempregada pode cair no golpe”, alerta o analista.
Para ajudar a proteger seu computador contra esses golpes, a Kaspersky Lab indica algumas dicas: busque vagas de emprego em sites conhecidos; em caso de dúvida, consulte o serviço registro.br; não confie em resultados patrocinados que aparecem em sites de busca; não confie em arquivos executáveis baixados de sites e, por fim, verifique se seu computador está limpo com o uso de um antivírus.
Via: Canaltech