Tecnólogo na área de TI pode fazer concurso para cargos de nível superior? |
Oferecido em algumas faculdades e universidades do Brasil, o curso de tecnólogo tem algumas características interessantes como: menor tempo de duração, maior especialização, variedade em áreas de atuação… Mas a grande dúvida dos concurseiros é se tecnólogo pode fazer concurso para cargos de nível superior. E desde já digo: A resposta é SIM; candidatos com diploma de tecnólogo (quando devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior), podem concorrer às vagas nos concursos em que se exige “nível superior” de escolaridade.
O curso de tecnólogo confere ao aluno a possibilidade de fazer concursos que exigem nível superior de graduação – da mesma forma que os outros tipos de cursos de nível superior tradicionais oferecem. Inclusive é o que encontramos expresso no portal do MEC:
“O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.”.
Ou seja, quem manda é o edital de cada concurso. Então, se no edital vier exigindo “nível superior” ou “graduação de nível superior”, a formação de tecnólogo atende ao requisito.
Vale ressaltar ainda que os requisitos exigidos no edital são para o exercício do cargo e só precisam ser comprovados no momento da posse. Portanto, caso o candidato atenda aos requisitos e ainda assim houver recusa de seu diploma para a posse, ele estará amparado pela lei e poderá recorrer à justiça para fazer valer o seu direito.
Um ponto bastante interessante a se considerar, é que há alguns concursos que oferecem vagas exclusivamente para tecnólogos, como é o caso do concurso para a Prefeitura de São José do Norte, o Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), entre outros.
Diferença entre curso Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura.
No Brasil existem, basicamente, três tipos de cursos de nível superior: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Vejamos o que significa cada um deles:
– Bacharelado: cursos superiores de graduação tradicional (Engenharias, Direito, Medicina, Educação Física, Química, etc). Quando perguntamos a alguém: “você fez faculdade de quê?” e a pessoa responde: “Fiz Engenharia”, isso significa, traduzindo em miúdos, que a pessoa tem bacharelado em Engenharia.
– Licenciatura: cursos superiores voltados para a formação de educadores. Basicamente preparam o estudante para dar aula como professor.
–Tecnólogo: também chamados de cursos tecnológicos, são cursos superiores parecidos com os de graduação tradicional, porém, o que os diferencia, é que têm uma duração mais curta e um foco específico em determinadas áreas do conhecimento. Por exemplo: Tecnologia em Gestão de Segurança Privada. A formação, resumidamente, qualifica os profissionais a gerir empresas e áreas de segurança patrimonial; sua duração é de 2 anos.
CURIOSIDADES – Algumas dúvidas que envolvem os cursos de tecnólogo:
–Existe algum curso de tecnólogo com duração menor que 2 anos?
Não! A duração mínima dos cursos é de 2 anos.
-Tecnólogo é um curso técnico de nível médio?
Não! Por ter uma duração mais curta, é comum haver essa dúvida, porém ele é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) como curso de graduação de nível superior.
–Os cursos para tecnólogo podem ser feitos em cursos presenciais e/ou a longa distância (como ocorre com alguns cursos de bacharelado)?
Sim! Basta verificar as instituições de nível superior que oferecem essa possibilidade.
–Tecnologia da Informação (TI) e Tecnólogo são a mesma coisa?
Não faça confusão. TI é uma carreira de um profissional que fez cursos como: ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação e outros; Tecnólogo é um tipo de graduação de nível superior que abrange várias cursos de diversas áreas do conhecimento.
– Preciso me preocupar quando leio a seguinte exigência: “o curso de tecnólogo deve estar devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior”?
Não, o que você deve saber sobre isso é que todos os cursos de tecnólogo são autorizados pelo MEC e que, para ser emitido o diploma, alguns cursos, em algumas instituições de ensino, ainda precisam ser reconhecidos pelo MEC (já que os cursos de tecnólogo são relativamente recentes no Brasil). E quando que isso ocorre? Ocorre quando curso tiver pelo menos uma turma formada e que esta já tenha feito a prova do ENADE, só isso. Para saber a situação de cada instituição, basta acessar o site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br).
Fontes: Portal do MEC e e-EMEC