Brasileiros ganham bolsas de pesquisa do Google. |
Dos 24 projetos selecionados para ganhar as bolsas de pesquisa do Research Awards do Google de 2016, 17 são de acadêmicos brasileiros. O anúncio foi feito na última quarta-feira (3), em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na sede de engenharia do Google na América Latina.
O programa foi idealizado por Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google no Brasil. "O objetivo do programa não é trazer conhecimento para o Google, e sim estimular os projetos científicos desenvolvidos na América Latina. A nossa única preocupação é encontrar talento e estimulá-lo", afirma Ribeiro-Neto em entrevista à GALILEU.
Em 2016, o Research Awards da América Latina recebeu quase 500 inscrições de toda a região. No geral, as pesquisas selecionadas trazem soluções inovadoras em áreas relacionadas à ciência da computação. Além dos projetos brasileiros, o programa destacou duas pesquisas do México, duas do Chile, uma da Colômbia, uma da Argentina e uma do Peru.
Ao longo de um ano, os pesquisadores receberão ajudas de custo mensais do Google. Os estudantes de doutorado receberão US$ 1,2 mil e seus professores, US$ 750; já os estudantes de mestrado receberão US$ 750, e seus professores, US$ 675.
Entre os projetos vencedores, há desde soluções voltadas para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras até mapeamentos de grafites por meio de dados do Google Street View. Conheça os vencedores brasileiros:
- Estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras, pelo professor Jorge Arigony-Neto e o estudante Guilherme Tomaschewski Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Geração automática de sinopses de vídeos com redes neurais convolucionais e recorrentes, pelo professor Rodrigo Coelho Barros e o estudantes Jônatas Wehrmann, da PUC-RS.
- Raciocínio automático sobre cláusulas normativas em contratos, pelo professor Felipe Meneguzzi e o estudante João Paulo AIres, da PUC-RS.
- Domótica Assistiva Multimodal com Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativas, pelo professor Teodiano Freire Bastos-Filho e o estudante Alexandre Bissoli, da Universidade Federal do Espírito Santo.
- Mecanismo de buscas para um novo uso de antibióticos, pelo professor Marcos Augusto dos Santos e a estudante Rita Silvério-Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Representação de Entidades Baseada em Discussões, pelo professor Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo e o estudante Túlio Corrêa Loures, da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Mineração de zonas quentes a partir de trajetórias caso-controle, pelo professor Wagner Meira Junior e o estudante Roberto Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Mapeamento de grafites a partir de dados do Google Street View, pelo estudante Ricardo Matsumura de Araujo e o estudante Glauco Roberto Munsberg, da Universidade Federal de Pelotas.
- Geração automatizada de tutoriais a partir de sites de perguntas e respostas, pelo professor Marcelo de Almeida Maia e o estudante Adriano Mendonça Rocha, da Universidade Federal de Uberlândia.
- Triagem de Retinopatia Diabética Automatizada a partir de imagens, pelo professor Anderson Rocha e o aluno José Ramon Trindade Pires, da Universidade Estadual de Campinas.
- Triagem automatizada confiável de melanoma para o mundo real, pelo estudante Eduardo Alves do Vale Junior e o estudante Michel Silva Fornacial, da Universidade Estadual de Campinas.
- Eliminando obstáculos: incluindo pessoas com deficiência visual em modelos de cooperativa, pela professora Anarosa Alves Franco Brandão e o estudante Leandro Luque, da Universidade de São Paulo.
- Modelos de Ruídos para Melhorar Técnicas de Digitação Ininterrupta com os olhos, pela professora Maria da Graça Campos Pimental e a estudante Raíza Hanada, do Instituto de Ciências Matema´ticas e de Computação da Universidade de São Paulo.
- Impulsionando estimadores 'fora-da-sacola' para aprender a ranquear, pelo professor Marcos André Gonçalves e o estudante Clebson de Sá, da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Melhorando a Aprendizagem por Reforço Aprofundado por meio da Transferência de Conhecimento, pela professora Anna Helena Reali Costa e o estudante Ruben Glatt.
- Além da relevância: abordando novidade, diversidade e personalização na recomendação de tags, pela professora Jussara Marques de Almeida e o estudantes Fabiano Muniz Belém, da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Criptografia Homomórfica eficiente para computação na nuvem preservando a privacidade, pelo professor Diego de Freitas Aranha e o estudante Hilder Vitor Lima Pereira.
Via: Galileu