Pioneiro site de buscas na internet, Yahoo é vendido por "apenas" US$ 4,6 bilhões. |
O Yahoo confirmou na segunda-feira (25/07) a venda da sua divisão operacional por 4,8 bilhões de dólares para a Verizon Communications em uma aquisição em dinheiro que reduzirá a histórica empresa a esse dinheiro, ações do Alibaba e Yahoo Japan e patentes.
Para a Verizon, o negócio vai ajudá-la a ganhar os mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos do Yahoo, sua propriedades na Internet e aplicações como buscas e e-mail, e seus sistemas de publicidade.
Vale lembrar que a mesma Verizon comprou outra companhia histórica da TI recentemente. Em 2015, a operadora americana anunciou a compra da AOL por 4,4 bilhões de dólares.
Ainda sujeita a aprovações de órgãos reguladores, a transação deve ser completada no primeiro trimestre do próximo ano.
Após isso acontecer, o Yahoo será integrado com a AOL sob a direção de Marni Walden, sua VP executiva e presidente da organização de Inovação de Produto e Novos Negócios da Verizon.
O preço que a Verizon vai pagar pelo Yahoo é apenas uma pequena porcentagem dos cerca de 125 bilhões de dólares de valor de mercado que a companhia chegou a ter no seu auge.
Criado em 1994 por Jerry Yang e David Filo, o Yahoo logo tornou-se a porta de entrada para a web para um grande número de usuários dos seus serviços, incluindo portal, ferramenta de buscas e e-mail.
Tomada de decisões erradas
Em 1997 o criadores do Google ofereceram o buscador ao Yahoo por apenas 1 milhão de dólares, mas foram recusados.
Pressionado por investidores, Mark Zuckerberg iria vender o Facebook por 1 bilhão, mas o Yahoo quis dar apenas 850 milhões, e Zuck "saiu comemorando" a não venda de sua rede social.
Em 2008, a Microsoft ofereceu 44 bilhões pela Yahoo, o que também acabou sendo recusado.