Falha expõe em perigo 97 milhões de dispositivos da Apple (iPhone e Mac). |
Foi encontrada uma falha no sistema de segurança da Apple que permite a piratas informáticos de ter acesso a todas as palavras-passe armazenadas no iPhone ou no Mac, enviando apenas uma mensagem ou e-mail. No fundo, para infetar os dispositivos com um software maligno, basta que os hackers tenham o número de telefone.
O malware, ou software maligno, é enviado como se fosse uma imagem com o formato TIFF através do iMessage, e como este serviço de mensagens da Apple está programado para processar as imagens automaticamente, contamina de imediato o dispositivo. O mesmo acontece quando a imagem corrompida é enviada por e-mail, ou quando o utilizador da Apple consulta um site infetado.
Assim que o malware estiver instalado, segundo a Quartz, o hacker tem acesso à memória e às palavras-passe armazenadas no celular - e o dono do celular ou computador nem percebe.
A solução, segundo Tyler Bohan, o investigador da empresa especialista em segurança Cisco Talos que detetou a falha, é atualizar os dispositivos para a última versão do sistema operativo disponível: o iOS 9.3.3 para os iPhones e o El Capitan v10.11.6 para os computadores Mac. Ambas as atualizações foram lançadas este mês.
O especialista explica que estas são as únicas versões que já corrigiram esta falha, que põe em risco cerca de 97 milhões de dispositivos no mundo todo, segundo a Quartz.
No ano passado, a Android detetou problemas semelhantes no seu sistema operativo, quando foi revelado que uma falha de segurança tinha deixado cerca de 950 milhões de dispositivos expostos ao malware Stagefright. A Google lançou também na altura uma atualização para corrigir o erro.