Aluna da UnB passa direto para fazer Ph.D em Eng. de Sistemas na George Washington University. |
Janiele Custódio nem concluiu a graduação em Engenharia de Produção na Universidade de Brasília, mas já se prepara para cursar o doutorado em Engenharia de Sistemas na George Washington University (GWU) nos Estados Unidos (EUA), sem a necessidade de concluir o mestrado na área. Para ser admitida nessa universidade, Janiele apresentou um projeto de modelo de otimização dinâmico para ser utilizado por companhias produtoras de energia. Esses conhecimentos poderão ajudar a determinar estratégias de venda da eletricidade no mercado de curto prazo para que, dessa forma, essas empresas desfrutem de maiores benefícios.
Basicamente, o projeto concentra-se em analisar o impacto das variações do preço de ações na bolsa de eletricidade e a aversão de risco do tomador de decisão no processo 'compra-venda' da energia oferecida. Em sua pesquisa, a estudante vai necessitar aplicar conhecimentos de Economia, Análise de Sistemas, Matemática Financeira, Estatística e outras áreas. Além, é claro, de Engenharia de Produção e Pesquisa Operacional.
Em geral, a sequência do percurso acadêmico inicia com a graduação, passa para o mestrado e segue para o doutorado. Na UnB, como na maioria das universidades brasileiras, para ingressar no curso de doutoramento, o estudante deve ter concluído o mestrado. Em casos extraordinários, pode ser suprimida essa necessidade. Para que tal situação ocorra, ao finalizar a graduação, o estudante deve apresentar um projeto de pesquisa de caráter científico inovador reconhecido pela instituição de ensino.