5 dicas inspiradoras para mulheres se destacarem na TI. |
Pelo quarto ano consecutivo, a Cisco realizou o Cisco Empowered Women’s Network no dia que antecede seu evento anual, o Cisco Live!, que acontece nesta semana em Las Vegas (EUA), com a proposta de reunir mulheres que querem fazer a diferença para outras mulheres na TI e inspirá-las.
Subiram ao palco do encontro uma série de mulheres bem-sucedidas da Cisco, parceiros e clientes. Uma delas foi Ruba Borno, vice-presidente de Iniciativas de Crescimento e Chefe de Gabinete do CEO da Cisco, - claramente uma das executivas para se inspirar.
Nomeada ao cargo no último ano, ela tem em seu currículo o título de Ph.D. e um Master of Science em Engenharia Elétrica pela Universidade de Michigan, além de ser bacharel em Engenharia da Computação com honras pela Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. Antes de aceitar o desafio de ir para a Cisco, Rubo passou por uma série de cargos no The Boston Consulting Group, de consultora à diretora.
Como ela conseguiu tão jovem, aos 34 anos, uma posição tão almejada como a que tem hoje? Segundo ela, entendendo que há oportunidades em tudo que se vê e se faz. Ela listou cinco dicas inspiradoras para mulheres sempre irem além. Confira abaixo:
1. Conheça sua motivação
"O que leva você ao sucesso?”, questiona Ruba. E essa descoberta, de acordo com ela, é diferente de querer atender às suas expetativas e a dos outros. “Minha motivação é minha família”, sintetizou, acrescentando que ela e sua família foram para os Estados Unidos durante a Guerra do Golfo, na década de 90, como refugiados, e para ela nada seria mais desafiador do que viver os dias difíceis que seus pais, com quatro filhas, passaram para chegar aos EUA e recomeçar a vida. "Todo mundo tem uma história e se isso é importante para você, nada mais importa.”
2. É sua responsabilidade
Para ilustrar a desigualdade de gênero nas empresas, Ruba citou dados do Boston Consulting Group que indica que, apenas nos Estados Unidos, 56% de mulheres compõem a força de trabalho. Na Índia, o número é ainda menor: 27%. E mesmo quando se fala em empreendedorismo, apenas 3% das mulheres abrem seus negócios.
“O mais interessante é que está provado que quando mulheres comandam empresas, elas dobram os resultados financeiros. O que falamos sobre mulheres nas companhias não é apenas por diversidade. Mas porque é bom para todos”, reforça, acrescentando que se mulheres participarem da economia da mesma forma que homens, vão adicionar US$ 28 trilhões no PIB nos próximos três anos globalmente. “Por isso, quando você tem capacidade e oportunidade, sua responsabilidade é ajudar os demais”, acredita Ruba.
3. Acabe com preconceitos com excelência
Para discorrer sobre o tema, Ruba lembrou de uma passagem profissional. Ela estava em busca de uma promoção e tinha tudo de que precisava para obtê-la: bom feedback, performance e resultados. Mas por meses a promoção não chegou.
“Aprendi que as pessoas estava ocupadas e era parte do meu trabalho me manter no topo da mente das pessoas, especialmente dos meus superiores. Ninguém sabe melhor das suas capacidades do que você”, refletiu. Assim, o conselho de Ruba é trabalhar duro e começar essa jornada o mais rápido que puder. Executar um trabalho de excelência é a única forma de acabar com preconceitos.
4. Seja sua própria campeã
Ruba lembrou de artigo na Harvard Business Review (HBR) que indica que mulheres não se candidatam a uma vaga de emprego se não estão 100% em linha com a descrição do trabalho. Mas pense na quantidade de oportunidades que elas deixam na mesa ao fazer isso. “Temos a impressão de que estamos competindo com todos a nossa volta, mas na verdade temos de competir com nós mesmas. Por isso, seja seu própria campeã”, aconselha.
5. Invista no seu time da mesma forma que investe em você
Pense em seu melhor líder. “Meu melhor líder investiu em pessoas, levava o time com ele e todo mundo queria fazer parte de sua equipe”, conta a executiva. Como ensinamento, ela afirmou que o ideal é sempre investir nas pessoas, proteger o time e olhar o melhor de cada um.