Sem escapatório: Algoritmo ajuda a interceptar bandidos em fuga. |
A Fujitsu e a Universidade de Eletro-Comunicações (UEC), no Japão, desenvolveram um algoritmo de alta velocidade para auxiliar na elaboração de estratégias de segurança. A solução usa a teoria dos jogos para criar um modelo de inteligência artificial que auxilia no desenvolvimento de um planejamento de proteção urbano.
A expectativa é que a tecnologia ajude na resolução de problemas relacionados à malha viária de toda uma região metropolitana, como identificar os melhores pontos de acessos para interceptar criminosos em fuga, por exemplo.
“A formulação de planos de segurança – principalmente em locais com grande circulação de pessoas – tem se baseado na experiência e intuição de especialistas, o que atualmente não é mais o suficiente devido à evolução das ameaças”, defende a Fujitsu, que vê a inteligência artificial como alternativa para desenho de estratégias.
O emprego de tecnologia baseada na teoria dos jogos permite descrever matematicamente as possíveis defesas e ataques e começa a ser utilizada como ferramenta para ajudar os especialistas a optarem pelas melhores alternativas.
No contexto atual, formular uma estratégia de segurança considerando um conjunto de 200 mil cruzamentos, espalhados por 23 bairros de Tóquio, consumiria vários dias de planejamento. Com a tecnologia, esse processo ocorre em cinco minutos. A Fujitsu pretende comercializar a tecnologia a partir do ano fiscal 2017.