Dana Ulery foi a primeira engenheira da NASA, em 1961. Ulery estudou ciência da computação. |
Nos campos da ciência e tecnologia, várias mulheres também foram decisivas para iniciar pesquisas, ganhar prêmios e colecionar as primeiras conquistas em profissões até então predominantemente masculinas. Conheça sete estudiosas que marcaram a ciência:
1. Marie Curie
Em 1903, venceu o Prêmio Nobel de Física por sua pesquisa sobre radiação e, em 1911, conquistou o Nobel de Química pela descoberta de dois elementos químicos: Rádio e Polônio. Curie é a única mulher vencedora de dois prêmios Nobel e a única pessoa a ter recebido os prêmios em áreas diferentes.
2. Elizabeth Blackwell
Foi a primeira mulher formada em medicina nos Estados Unidos, em 1849. Blackwell tentou ingressar em mais de doze escolas e foi aceita na Geneva Medical College, após a faculdade ter votado a favor da decisão. Exerceu a profissão como obstetra e ginecologista.
3. Jacqueline Cochran
Primeira mulher a quebrar a barreira do som, em 1953, com um jato F-86 Sabre. Onze anos depois, dobrou a velocidade ao pilotar o jato Mach 2. Ela aprendeu a pilotar um avião enquanto trabalhava como vendedora de cosméticos.
4. Valentina Tereshkova
Primeira mulher a viajar para o espaço, durante a missão Vostok 6, em 1963, que durou três dias. A astronauta realizou vários testes para registros sobre a reação do corpo feminino em voos espaciais.
5. Ellen Swallow Richards
Primeira mulher a ingressar na Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade de pesquisa nos Estados Unidos. Richards estudou química e se formou em 1873. Dois anos mais tarde, inaugurou o The Women’s Laboratory, dedicado à instrução de química para mulheres.
6. Dana Ulery
Foi a primeira engenheira da NASA, em 1961. Ulery estudou ciência da computação e ajudou a desenvolver algoritmos para a Deep Space Network, rede de antenas internacionais.
7. Amelia Earhart
Primeira mulher – e segunda pessoa na história – a atravessar o Oceano Atlântico de avião. Ela decolou em 20 de março de 1932 e pousou 15 horas depois. Earhart desapareceu em 1937, durante um voo planejado para cruzar todo o planeta, e o mistério continua sem explicação até hoje.