O Chrome agora vai ensinar todo mundo a programar. |
A ideia, que veio de um time de desenvolvimento interno de Mountain View é simples é eficaz: fornecer uma extensão compatível com o navegador do Google que permita a qualquer um aprender e criar seus próprios softwares. Há motivos práticos para isso, os Chromebooks vendem muito bem mas por serem incapazes de executar apps diretamente (isso está para mudar), não é possível rodar um compilador neles. Ao mesmo tempo o Google sabe que o Scratch, a linguagem que utiliza blocos para criar os programas é bastante simples e didática, ideal para quem não entende nada de programação e muito útil para ensinar a criançada; tanto que é a linguagem de escolha da Code.org em seus tutoriais.
Logo o Coding with Chrome (ou CwC, como já anda sendo chamada) é uma iniciativa bem-vinda. Basta instalar e sair usando, e o compilador é flexível o bastante para ir desde o básico do básico até aplicativos mais robustos e complexos, já que suporta Blockly, Coffeescript, HTML e Javascript. Ou seja, é uma ferramenta bastante completa.
Embora seja possível realizar bastante coisa com a CwC, está bem claro que o intuito da extensão é ser uma ferramenta educacional de simples instalação e acessível: o Chrome é o navegador mais utilizado do mundo, logo o potencial dela alcançar muitos estudantes, principalmente crianças é enorme. O que é excelente, quanto mais gente programando e aprendendo melhor.