Anatel afirma que não vai proibir as operadoras de limitar a internet e Anonymous promete atacar. |
Durante um evento realizado pela Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que a agência não irá regular ou controlar os modelos de negócio das empresas prestadoras de acesso à Internet.
Ou seja, as operadoras ficam livres para optar entre estabelecer ou não a franquia de dados de banda larga fixa. Segundo Rezende, a legislação não impede que as empresas limitem o consumo de dados e também não interfere em decisões estratégicas.
A polêmica de limitar a banda larga fixa começou após a Vivo anunciar a intenção de incorporar a franquia na banda larga fixa, algo que já era feito pelas empresas sem que os consumidores soubessem.
A Anatel, então, proibiu as operadoras de serviços de Internet em banda larga de restringir a velocidade, suspender serviços ou cobrar excedente caso seja ultrapassado limites da franquia, até que o assunto fosse discutido por uma comissão.
Anonymous faz ameaça
Por causa disso o coletivo hacker Anonymous, voltou a ameaçar a agência. Em sua página no Facebook uma breve mensagem de "Não se atrevam... Em breve" foi proferida. No mês passado, os hackers lançaram uma série de ataques DDoS, além de capturar dados de cada um dos presidentes das operadoras.