Crackers invadem sistema e servidores ficam sem receber em MT. |
O sistema de rede de computadores da Prefeitura de Cláudia (620 km ao Norte de Cuiabá) foi invadido por crackers, impedindo que o pagamento dos servidores fosse realizado na última sexta-feira (29), conforme informou o Executivo Municipal.
Em decorrência da invasão ao sistema, servidores ainda não receberam seus salários, que normalmente são depositados no último dia útil do mês.
De acordo com o prefeito João Batista Moraes, a invasão ao sistema da Prefeitura começou no início da tarde de sexta-feira (29).
“No horário do almoço, o sistema estava travando e começou a parar de funcionar”, disse.
Logo em seguida, arquivos teriam começado a serem apagados do sistema de dados dos Recursos Humanos (RH).
“A transferência financeira que realizaria o pagamento dos servidores começou a travar por falta de informações, pois muita coisa havia sido deletada”, explicou.
O valor seria depositado no fim da tarde de sexta-feira e cairia na conta dos servidores no sábado (30).
João Batista contou que técnicos de informática foram chamados para verificar o que havia acontecido e identificaram que havia sido implantado um arquivo para apagar informações do sistema da prefeitura.
“Logo que identificamos os problemas, os acessos externos ao sistema foram trancados e todos os arquivos foram salvos por meio de um backup, que manteve as informações”, declarou.
O sistema de informática da Prefeitura já foi restabelecido e, conforme João Batista, desta vez tem mais segurança.
O prefeito contou que não foram identificados os crackers responsáveis pelo ataque. No entanto, ele classifica a ação como algo sem sentido.
“Acredito que essa invasão tenha sido feita por gente que queria bagunçar as coisas. Não tem sentido atrapalhar o andamento do nosso sistema de informática desse jeito”.
A Prefeitura de Cláudia realizou o pagamento dos servidores municipais na segunda-feira (2). O valor deve cair nas contas dos trabalhadores na terça-feira (3).
O Departamento Jurídico da Prefeitura do Município informou que iria se reunir na tarde desta segunda-feira para definir as medidas cabíveis para investigar e punir os responsáveis pela invasão.
MT Agora - Mídia News