sábado, 5 de março de 2016

Analista de Sistemas desenvolve aplicativo para combater o Aedes aegypti.

Analista de Sistemas desenvolve aplicativo para combater o Aedes aegypti.
Analista de Sistemas desenvolve aplicativo para combater o Aedes aegypti.
O analista de sistemas Álvaro Prestes, de 34 anos, criou uma importante arma para o combate ao Aedes aegypti no Tocantins. Ele desenvolveu um aplicativo para a população denunciar os locais onde existem focos do mosquito.

A ferramenta mostra em um mapa, em tempo real, onde estão as áreas com a presença do mosquito. O app é gratuito e está disponível para o Android, mas deve ser lançado também para outros sistemas.
 
"A ideia era lançar uma ferramenta para o cidadão. Ao se deparar com focos, a pessoa pode registrar isso no aplicativo", explicou. Segundo o analista, o ponto mais importante do projeto são as parcerias com o poder público, escolas e outras instituições.

Isso porque eles receberão relatórios detalhados dos locais com incidência do mosquito, além de poderem ver as áreas no mapa e assim promover as ações de combate. "Para o cidadão é uma ferramenta para denunciar. Já para os órgãos é uma ferramenta de gestão."
 
O aplicativo é sincronizado com um serviço de mapas pela internet. "Quanto mais pessoas fazem o uso em uma região, a área começa a se destacar e o poder público pode ver isso e mobilizar os esforços."

Os focos registrados também podem ser vistos em um site também desenvolvido pelo analista. O app foi lançado há poucas semanas e ainda passa por atualização.

Prestes também busca parcerias para que o aplicativo possa ser massificado. Segundo ele, a ferramenta já foi baixada em oito estados. "Não restringimos o local de atuação porque é uma ferramenta que pode ser útil em todo o país. Mas nossos esforços estão concentrados no Tocantins e em Palmas. Nada impede que o serviço seja expandido para outros locais", finaliza.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: