linguagem de programação da Apple, Swift, vira open source. |
Assim como prometido na WWDC 2015, a Apple transformou a Swift, sua linguagem de programação, em open source. A linguagem, que pode ser utilizada para desenvolvimento de aplicativos para Mac OS X, iOS e Linux, já está disponível no site swift.org e no GitHub.
O objetivo da empresa é que a colaboração dos desenvolvedores ajude a tornar a linguagem muito melhor para todos os propósitos. Além, de fomentar o ensino de programação nas escolas públicas (considerada de fácil assimilação, o Swift acabou sendo usado por muitas crianças e jovens que desejam dar seus primeiros passos no mundo da criação de apps).
Embora teoricamente seja possível que usuários modifiquem a linguagem tornando-a completamente diferente, aplicações desenvolvidas com essas versões não poderão ser publicadas na App Store. Apenas desenvolvedores que pagarem a taxa e aderirem à versão “oficial” da linguagem – que continuará a ser gerenciada pela Apple – poderão publicar lá.
A utilização da linguagem é livre sob os termos da licença Apache, que requer citações de copyright e indicando a autoria original.