Estudantes de TI ganham prêmio nacional com aplicativo para Android. |
Uma ideia simples, mas muito útil: resumir e relacionar características e pontos importantes no perfil do presidiário em um único ambiente virtual para facilitar a identificação e melhoramento do serviço de segurança. Criado pelos estudantes, Egydio Ricardo Gomes, Jeferson dos Santos e Renan Pereira Mendes que cursam o último período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande, o aplicativo SISCAP Mobile é desenvolvido em plataforma Android e faz o gerenciamento prisional dos detentos, com entrada e saída de reclusos e visitantes. A partir da premiação ele será distribuído de forma gratuita para todo o Brasil através da playstore.
A notoriedade do projeto veio depois que o programa foi destaque no concurso INOVApps 2015, do Ministério das Comunicações. A competição acontece anualmente e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. O projeto que recebeu o resultado no mês de novembro ganhou o primeiro lugar em meio a 2.500 inscritos de todo Brasil. O motivo do sucesso é óbvio: através do SISCAP Mobile é possível agrupar e sintetizar todas as informações dos apenados de uma unidade, através de imagens, impressões digitais, sinais característicos, vínculos familiares e sociais, dentre outras informações, permitindo o compartilhamento atualizado e instantâneo das informações prisionais entre vários órgãos públicos, como as polícias e os órgãos jurídicos, o que dá mais segurança ao sistema penitenciário.
Por conta da necessidade de profissionalizar as atividades do grupo de estudantes, surgiu a empresa de desenvolvimento de software: a Thoths - Soluções Inteligentes, empresa que agora já funciona com este e outros projetos. Portanto, o projeto foi premiado na categoria micro e pequenas empresas. De acordo com Egydio Ricardo Gomes, o equipamento já vem sendo utilizado na Penitenciária Padrão de Campina Grande e percebe-se a diferença no serviço. “É um software específico para gerenciamento de sistema prisional que funciona como um banco de dados integrando todas as informações disponíveis sobre os presidiários. O programa está pronto e em pleno funcionamento, mas só funciona aqui”, comentou um dos idealizadores do Siscap, afirmando o desejo da integração do programa nos demais presídios.
O projeto que vinha sendo desenvolvido há dois anos rendeu a premiação de 50 mil reais em dinheiro para investir nos negócios de tecnologia da empresa além da possibilidade de desenvolver testes e análises em sistemas prisionais em todo o Brasil gratuitamente através do Ministério das Comunicações. Após esta fase os estudantes pretendem comercializar os frutos, desta vez na qualidade de profissionais de sucesso e satisfeitos com o resultado do árduo trabalho. Para obter mais informações sobre o SISCAP Mobile ou mesmo sobre empresa Thoths é necessário acessar o site www.thoths.com.br.