São Paulo receberá última etapa do Campeonato Brasileiro de Cyber Segurança 2015. |
Ontem (17) Curitiba sediou mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Cyber Segurança – Symantec Hackaflag. Idealizada pela Symantec, essa competição, no formato Capture the Flag, desafia os participantes a invadirem um sistema computacional supostamente protegido, a fim de obter dados sigilosos e conquistar pontos. O vencedor de cada etapa participará da disputa final em São Paulo dia 12 de Novembro, onde será conhecido o vencedor do Symantec Hackaflag, antes na capital paulista acontecerá a última etapa classificatória dia 07 de novembro.
A competição entre estudantes e profissionais das áreas de ciência da computação que tem como objetivo fomentar a importância da proteção de dados e informações armazenadas na Internet, segundo os organizadores.
“O sucesso alcançado em 2014 nos motivou a ampliar o programa, incluindo mais cinco capitais nesta edição (Campo Grande, Manaus, Natal, Aracajú e Florianópolis). Com isso, expandimos as oportunidades para que mais participantes possam mostrar suas habilidades, compartilhar conhecimentos e aprender sobre as últimas tendências e questões relacionadas à segurança cibernética”, afirma Alan Castro, especialista em segurança digital da Symantec. “Este programa dá a real dimensão do potencial dos atuais e futuros profissionais de TI no Brasil”, complementa.
Ao final deste ano, a ação, que tem parceria com o Roadsec, evento de Segurança da Informação, terá passado por 15 capitais brasileiras — Campo Grande, Brasília, Manaus, Fortaleza, Natal, Aracajú, Salvador, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança da Internet da Symantec , publicado em abril de 2015, o Brasil ocupa posição de destaque no ranking global dos países com maior atividade maliciosa. “Com a crescente onda de ataques, roubo e vazamento de informações sigilosas, as empresas e usuários de internet precisam tomar consciência e, principalmente, aprender sobre segurança online. E o programa Symantec - Hackaflag cumpre essa ampla função de conscientização”, finaliza Castro.
Informações: http://roadsec.com.br/hackaflag