Escola pública de Fortaleza é elogiada pelo MEC por usar tecnologia como reforço aos alunos. |
Em um mundo onde cada vez mais os alunos estão imersos em um mar de
dispositivos eletrônicos, é preciso que os professores se sintam à
vontade com a utilização das tecnologias de informação e comunicação,
para incluí-las em suas aulas e projetos. Para isso, é fundamental
capacitar professores e fornecer tecnologia adequada e suficiente às
escolas para incentivar o desenvolvimento de atividades que mostrem aos
alunos o potencial criativo e transformador dessas ferramentas
tecnológicas
Esse ponto de vista é defendido pelo professor Francisco Estêvão de
Mesquita Lima, coordenador do laboratório educacional de informática da Escola de Ensino Fundamental e Médio Patronato Sagrada Família, localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, que ganhou destaque recentemente no portal do Ministério da Educação (MEC) por utilizar tecnologia como reforço ao conhecimento dos alunos.
Professor Estevão é responsável pela coordenação do processo de
formação dos educadores no uso das tecnologias e trabalha com
professores de todas as disciplinas, acompanhando ativamente o
planejamento de área e os planos individuais. “Esse acompanhamento
permite que os professores recebam o suporte necessário para planejarem
suas atividades em sala de aula, desenvolverem projetos
interdisciplinares, incorporarem novos conhecimentos e tecnologias às
suas práticas pedagógicas e analisarem o desenvolvimento de seus alunos,
encontrando os pontos fortes para incrementá-los e os fracos para
minimizá-los”, explica.
Cada professor dispõe de horas que são destinadas para o planejamento
das atividades de ensino e aprendizagem. Nesse momento, recebem
acompanhamento da Coordenação Pedagógica, Professores Coordenadores de
Área e do Professor Coordenador do Laboratório de Informática. O
planejamento pode acontecer em grupo, com apresentação de problemas
comuns que são discutidos pelos professores e elaboração de projetos
interdisciplinares. Os professores também aproveitam o momento para compartilhar suas experiências e os resultados observados durante as aplicações das atividades.
Segundo o professor, a formação dos educadores no uso das tecnologias
acontece basicamente em dois momentos. “Primeiramente durante o
planejamento, momento esse em que, mediante os objetivos de aprendizagem
pretendidos para o conteúdo a ser estudado, são apresentadas para o
professor as metodologias que podem ajudá-lo a obter êxito em sua aula.
Ele recebe a formação de aplicação da metodologia, adaptando-a quando
necessário, assim como recebe orientação na utilização dos recursos
tecnológicos que irá utilizar. A formação continua no momento da
aplicação, no laboratório de informática”, diz Estevão.
A formação visa capacitar o professor não só no manuseio dos
equipamentos e operação dos recursos tecnológicos, mas também oferecer
possibilidades de uso significativo dessa tecnologia para potencializar o
processo de geração de conhecimento. Dessa forma, o professor aprende a
utilizar o smartphones e tablets, aplicativos, lousa digital
da forma como os alunos utilizam, incrementando com sua própria
experiência e mostrando aos alunos o potencial inexplorado dessas
ferramentas. “Claro que nem todos os professores podem dispor de todos
os equipamentos, por isso se faz necessário que haja na escola os
recursos tecnológicos para a formação dos professores , para o
desenvolvimento dessas atividades diferenciadas e para utilização dos
alunos durante sua aplicação”, conta o professor.
Segundo o professor, é preciso perceber a informática como ferramenta
de apoio e fortalecimento do processo ensino-aprendizagem. “Uma grande
parte dos alunos utiliza as tecnologias apenas como uma forma de
comunicação e ainda não conseguem vislumbrar todo o potencial criativo
das tecnologias e a sua capacidade de ajudar a desenvolver as
habilidades e competências”. O professor, então, passa a ser o “guia”
nessa jornada de conhecimento.
O atendimento no laboratório de informática é realizado mediante
agendamento, seja para as aulas planejadas com os professores, seja para
atendimentos individualizados para os alunos fazerem pesquisas,
montarem trabalhos ou resolverem atividades. Os alunos se animam com as
atividades que envolvem os recursos do Laboratório de Informática, sejam
eles computadores, tablets ou lousa digital. As atividades em que eles
mais demonstram interesse são aquelas que permitem que os seus trabalhos
sejam conhecidos por outras pessoas. Nessa categoria, enquadram-se
atividades com redes sociais e criação de podcasts
(áudio ou vídeo) . “Em geral, eles percebem as atividades como formas
diferenciadas e mais dinâmicas de estudar e aprender”, comenta Estevão.
O destaque no Portal do MEC foi visto pela escola como uma prova de
que esse é o caminho certo. “Nos motiva a continuar investindo na
formação de professores, na preparação dos alunos e no desenvolvimento
de novas metodologias que façam uso dessas tecnologias, de forma segura,
responsável e efetiva”, finaliza o professor.