Crise? sim! mercado de TI no Brasil reduz em US$ 30 bilhões em 2015, diz Gartner. |
O tamanho do buraco parece que vai ser grande esse ano. Segundo
estimativas do Gartner, o mercado brasileiro movimentará US$ 95,8
bilhões em 2015. O número, a primeira vista, parece bastante
interessante. Porém, o montante representa uma diferença de quase US$ 30
bilhões frente às estimativas feitas pela própria consultoria para o ano.
“Embora o Brasil continue oferecendo oportunidades de negócios para
TI, os compradores estão mais cautelosos em suas decisões de compra”,
pronunciou Luis Anavitarte, vice-presidente de pesquisas da empresa de
pesquisas, em comunicado à imprensa.
Contudo, não há clareza se a diferença (tão grande) foi causada pela
taxa de câmbio ou se realmente os CIOs brasileiros pisaram no freio nos
últimos doze meses. Possivelmente, há elementos de ambos os lados
impactando no resultado.
Considerando um valor médio para o dólar na casa dos R$ 2 em 2014 e
de R$ 3 para 2015, o mercado brasileiro apresentaria uma evolução
aproximada de R$ 35 bilhões no comparativo anual. A questão, porém, é
que o setor de TI é altamente balizado pela moeda norte-americana.
O cenário tende, apesar de tudo, manter-se desafiador no próximo ano.
O Gartner afirma que o setor de TI movimentará mais de US$ 96,4 bilhões
no Brasil em 2016. O número representaria um aumento de 0,6% em relação
aos US$ 95,8 bilhões revisto pela consultoria para 2015.
Em comparação com os gastos previstos de 2015, as projeções para o
próximo ano mostram que o segmento de dispositivos (incluindo PCs,
tablets, celulares e impressoras) no país movimentará US$ 14,6 bilhões
no ano, um declínio de 3,5%.
Já os investimentos com sistemas para data center devem girar uma
quantia próxima a US$ 2,4 bilhões, o que, segundo a consultoria, seria
um aumento de 2,4%. Ainda, os gastos com software totalizarão US$ 4,3
bilhões, registrando um crescimento de 5,4%.
Os serviços de TI deverão consumir cerca de US$ 19 bilhões em 2015,
aumento de 6,4% em relação ao ano passado; e os serviços de comunicação,
na projeção, terão um total de US$ 56 bilhões de investimentos em 2016,
queda de 0,5% em relação ao ano anterior.
“As estratégias dos prestadores de serviços e parceiros devem ser
alinhadas continuamente para se ajustarem a um mercado cada vez mais
dinâmico e em constante mudança”, aconselha Anavitarte, sobre o cenário
desafiador que enxerga no horizonte.
Fonte: Computerwolrd