Como manter empregabilidade em TI durante a crise. |
Um
dos maiores dramas atuais é o desemprego, que atinge profissionais de
qualquer ramo de atividade, com ou sem experiência. No mercado de TI não
é diferente, embora essa seja uma das áreas mais resistentes aos
solavancos da economia. Como continuar no mercado de TI nesse período? Mostre qual o retorno que você pode dar à empresa, uma espécie de ROI profissional.
ROI
é um termo mais associado às finanças, mas ele pode, sim, ser aplicado
às carreiras profissionais e aos empreendedores individuais. Nos dias
atuais, não adianta somente dizer que um sistema funcionará melhor do
que outro. Ou que você domina conhecimentos de redes e software. O que o
cliente ou empresário que contrata quer saber é o retorno do
investimento nesse profissional.
Se
ele pagar R$ 15 mil por mês para o contratado ou prestador, terá de
saber muito bem o que obterá com isso. O profissional de TI também deve
entender de projetos, da apresentação de suas ideias, porque será
exigido constantemente nesse sentido.
Veja cinco dicas para empregabilidade em TI:
1. Elabore, com honestidade,
uma lista de seus atributos profissionais que façam a diferença, não
aqueles que todos dominam e são básicos em sua atividade. Ou seja, o que
você sabe fazer melhor ou que os outros não saibam.
2. Traduza
os seus conhecimentos em retorno do investimento. O empresário precisa
saber o quanto ganhará com o investimento em um bom profissional.
3. Prepare-se,
durante a crise, para fazer mais com menos, porque os orçamentos
encolheram e podem minguar ainda mais nos próximos meses.
4. Às
vezes, temos de recomeçar um ou dois degraus abaixo da posição
anteriormente ocupada, inclusive em termos de renda. Encare isso como
uma retomada, em que você galgará novos degraus para voltar ao topo.
5. Ninguém vive de glórias e sucessos do passado. O histórico é importante, mas, no mundo dos negócios, o hoje e o amanhã contam bem mais do que o ontem.
O desempenho, portanto, será o aferidor de suas capacidades e talentos.
Nesse aspecto, um executivo de TI se assemelha a um treinador de
futebol: torcida e direção querem vitórias hoje, por mais que tenham
ocorrido no passado.
Fonte: IT FÓRUM