quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como manter empregabilidade em TI durante a crise.

Como manter empregabilidade em TI durante a crise.
Como manter empregabilidade em TI durante a crise.
Um dos maiores dramas atuais é o desemprego, que atinge profissionais de qualquer ramo de atividade, com ou sem experiência. No mercado de TI não é diferente, embora essa seja uma das áreas mais resistentes aos solavancos da economia. Como continuar no mercado de TI nesse período? Mostre qual o retorno que você pode dar à empresa, uma espécie de ROI profissional.

ROI é um termo mais associado às finanças, mas ele pode, sim, ser aplicado às carreiras profissionais e aos empreendedores individuais. Nos dias atuais, não adianta somente dizer que um sistema funcionará melhor do que outro. Ou que você domina conhecimentos de redes e software. O que o cliente ou empresário que contrata quer saber é o retorno do investimento nesse profissional.

Se ele pagar R$ 15 mil por mês para o contratado ou prestador, terá de saber muito bem o que obterá com isso. O profissional de TI também deve entender de projetos, da apresentação de suas ideias, porque será exigido constantemente nesse sentido.

Veja cinco dicas para empregabilidade em TI:
 
1. Elabore, com honestidade, uma lista de seus atributos profissionais que façam a diferença, não aqueles que todos dominam e são básicos em sua atividade. Ou seja, o que você sabe fazer melhor ou que os outros não saibam.
2. Traduza os seus conhecimentos em retorno do investimento. O empresário precisa saber o quanto ganhará com o investimento em um bom profissional.
3. Prepare-se, durante a crise, para fazer mais com menos, porque os orçamentos encolheram e podem minguar ainda mais nos próximos meses.
4. Às vezes, temos de recomeçar um ou dois degraus abaixo da posição anteriormente ocupada, inclusive em termos de renda. Encare isso como uma retomada, em que você galgará novos degraus para voltar ao topo.
5. Ninguém vive de glórias e sucessos do passado. O histórico é importante, mas, no mundo dos negócios, o hoje e o amanhã contam bem mais do que o ontem. O desempenho, portanto, será o aferidor de suas capacidades e talentos. Nesse aspecto, um executivo de TI se assemelha a um treinador de futebol: torcida e direção querem vitórias hoje, por mais que tenham ocorrido no passado.
 
Fonte: IT FÓRUM 




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: