Quais características os profissionais de TI devem ter para encantar os recrutadores? |
Mesmo com o turbulento período de crise e a recessão que o País
atravessa, alguns setores continuam mantendo índices satisfatórios de
contratação. O mercado de TI é uma das áreas que segue aquecida e
operando intensamente.
As vagas da área de TI sempre foram motivo de debates, visto que esse
setor no Brasil já sofreu muito com os gaps nas contratações. A demanda
sempre foi alta e a mão de obra não cobria a procura. Faltavam
profissionais qualificados para vagas não tão comuns. Há não muito
tempo, acompanhamos até a migração de mão de obra de fora do País para
suprir essa necessidade.
Com o passar dos anos e com a aceleração do ensino e preparo de
profissionais especializados, o cenário vem adquirindo uma nova
perspectiva – bem mais otimista que em outros setores. As empresas de
tecnologia que desembarcam no Brasil, ou até mesmo as nacionais, já
possuem em seu comando profissionais com excelente formação e
experiência. Porém, mais do que um bom curso preparatório, vivência na
área, fluência em outras línguas e um bom currículo, o profissional de
TI deve apresentar características que transcendam a todos esses
requisitos, tais como:
1. Conhecimento
1. Conhecimento
Entre as características que nós buscamos nesses profissionais está a
paixão pela tecnologia e a constante sede de aprendizado e
conhecimento. Pode parecer óbvio, mas um candidato que sabe demonstrar
que tem conhecimento e expertise para aplicá-lo, já no momento da
entrevista, pode ganhar alguns pontos em relação aos seus concorrentes.
2. Domínio sobre o negócio
2. Domínio sobre o negócio
Mais do que o conhecimento de suas funções específicas, as empresas
desejam profissionais cada vez mais conscientes sobre o negócio da
companhia. Por isso, é interessante que os candidatos possuam domínio
sobre a organização como um todo, e não apenas no que diz respeito à sua
área. Integrar as áreas da empresa pode agilizar a entrega dos
projetos, o que é um ponto positivo ao profissional.
3. Comunicação
3. Comunicação
Outra característica importante é ter alta capacidade de comunicação.
Uma boa comunicação no momento da entrevista é imprescindível, e também
pode ser a chance para o sucesso e crescimento dentro da empresa, já
que o profissional poderá atuar em parceria com outras lideranças.
Ruídos podem comprometer projetos e acarretar danos difíceis de
reverter.
4. Ser o administrador das mudanças
4. Ser o administrador das mudanças
A tecnologia é o campo da transformação e, por isso, os processos da
área de TI mudam com frequência. Quem atua nessa área deve estar
preparado para administrar as mudanças que acontecem com o dia a dia.
Ser ousado e propor alterações na rota também são sinais de que o
profissional pensa além, e pode auxiliar no crescimento da empresa.
5. Ser o rei do Big Data
5. Ser o rei do Big Data
Big Data é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos. Um
profissional com formação e estratégia para administrar e analisar os
dados de uma empresa ou mercado se sobressai em relação aos demais
aspirantes à vaga. A formação no conceito sobre o tema deve ser
exemplar, e a experiência em governança de dados, imprescindível.
6. Poder de decisão
6. Poder de decisão
Mais do que uma boa formação acadêmica, o profissional deve
apresentar forte poder de resolução e controle. Uma visão ampla sobre o
negócio ajudará exatamente na tomada de decisões, que terão muito mais
chances de serem assertivas.
7. Relacionamento
7. Relacionamento
Não é somente o que o profissional diz sobre si mesmo que levamos em
consideração. O que o mercado diz sobre sua trajetória profissional pode
traduzir quem o candidato é ajudando o recrutador a definir os traços
de sua personalidade e comportamento. Por isso, manter um bom
relacionamento é de extrema importância, e, portanto, essa é uma
característica muito valorizada nesse profissional.
8. Inovação
8. Inovação
O novo perfil do profissional de TI pede uma pessoa muito mais
arrojada, pouco presa às estruturas conhecidas dentro desse setor. Ele
deve possuir visão empreendedora, criando novos portfólios de serviços
para a empresa e melhorando os serviços já ofertados. Inovação deve sair
do papel e ir para a prática na mão desse profissional. Para isso, o
domínio da equipe é também fundamental.
Ana Claudia S. Reis é sócia da The Caldwell Partners, uma das principais empresas de recrutamento e seleção de altos executivos do mercado.