Recém formados em ADS criaram sistemas que ajudam empresas a controlarem seu negócio. |
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIS-MG iniciou em 2007 e desde então muitos projetos veem sendo desenvolvidos, seja para otimizar algum processo das áreas de negócio ou para criar projetos piloto de futuras “software houses”.
Os formandos de 2011, Robson Vitor Mendonça, Rodolfo Henrique e Leonardo Batista desenvolveram um sistema para o gerenciamento de restaurantes, bares, casas noturnas e hotéis. Segundo levantamento de viabilidade realizada pelo grupo na época (2010) eram poucos sistemas disponíveis que ofereciam um sistema gerencial que englobasse todas as funções básicas, como controle de estoques, clientes, fornecedores e colaboradores, além de funções inovadoras, como o atendimento virtual, em que o cliente mesmo tem total acesso ao cardápio e pode interagir com o sistema sem a necessidade de intervenção de nenhum colaborador.
Foram utilizadas neste projeto diversas tecnologias, como: O padrão de desenvolvimento MVC (Model, View, Controller), linguagem de programação JAVA e o SGBD PostgreSQL, além de técnicas de elicitação e validação de requisitos e modelagem de sistemas.
Em 2012 os alunos Basílio Antônio de Carvalho, Kleber Saborito da Silva e Luiz Paulo Araújo Ladeira desenvolveram um sistema completo para gerenciamento de uma grande distribuidora de bebidas do Sul de Minas. O sistema contava com módulos Desktop, Web e Móvel.
As linguagens JAVA, PHP e JavaScript foram base para o projeto, além do Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL e o Banco de Dados da plataforma Android SQLite.
Protótipo do sistema desktop
para uma Distribuidora de bebidas (Módulo de Vendas)
(Desenvolvido com o sistema de prototipação
Balsamiq) |
Além da parte prática, os alunos trabalham durante todo o curso com metodologias e ferramentas para modelagem e análise de sistemas computacionais.
Diagrama de Classe do
sistema para uma Distribuidora de bebidas
|
No ano de 2013, os alunos Liz Áurea Prado, Luís Paulo da Silva Bruzigues, Thaís Reis Oliveira desenvolveram um sistema Móvel (Plataforma Android) para a conversão de Receitas culinárias. O documento desenvolvido abordou a modelagem do banco de dados, o projeto de interface homem máquina e uma revisão dos conceitos, passando a abordar a programação orientada a objetos. Aduz os diagramas da UML empregados para a modelagem bem como a Especificação de Requisitos de Software (ERS), segundo Sommerville (2011) para o controle de desenvolvimento interno. Apresentou algumas particularidades do Android e do desenvolvimento do aplicativo, como a escolha da versão e os componentes utilizados pelo sistema. O software consta disponível na Play Store.
Ainda em 2003, os alunos Bruno Yves, Robson Gregório e
Wallace Douglas, desenvolveram uma Aplicação Desktop para automatizar o
controle e gerenciamento das solicitações de serviço efetuadas pelos pacientes,
com relação a Centros Odontológicos que não possui um software que controle, a
parte financeira e o agendamento de pacientes. O projeto
foi idealizado a partir da necessidade de melhoria, observada no controle
financeiro e agendamento dos pacientes, com relação a horário de pacientes e
pagamento tanto dos pacientes, quanto dos funcionários. Outra necessidade
observada é de manter uma base de dados com informações de cada paciente: nome,
endereço, telefone, CPF, identidade, além de um histórico individual de cada
paciente, o que auxilia em futuros tratamentos, pesquisa e relatórios.
Em 2014, os alunos ABNER CAMPOS RIBEIRO, JACKSON DE SOUZA MACIEL, LENON DE MELLO, LUIZ CLAUDIO LIMA DE MESQUITA, MAICON LOURENZONI BRITO DE OLIVEIRA e MATHEUS JOSÉ ALVES desenvolveram um sistema para gerência de compras e vendas de uma empresa de Moldura que possuía todos os seus processos administrativos realizados de forma manual.
Antes sem sistema. |
Depois com o sistema. |