Salário abaixo da média é o principal responsável pelo turnover em TI. |
Trabalhadores de TI consideram que o salário abaixo da média de
mercado é o principal motivo para buscar uma oportunidade profissional
em outra empresa. A constatação é de uma pesquisa realizada pela
Assespro-RS junto a mais de 1 mil profissionais de todo o Brasil.
Em segundo lugar na lista dos fatores primordiais vem a falta de
organização e de processos das companhias, uma vez que a área trabalha,
fundamentalmente, com projetos que prescindem de alinhamento entre os
participantes.
A terceira razão identificada no estudo é o ambiente organizacional.
“Ou seja, os profissionais buscam desenvolver seu trabalho onde o clima
seja favorável à permanência das pessoas”, estampa o relatório da
entidade.
A pesquisa também sinalizou outro importante motivo para o turnover:
quando o funcionário não concorda com o modelo de gestão da empresa. Além disso, os profissionais de TI consideram muito a cultura da
empresa e preferem trabalhar em locais cujos padrões de comportamento e
valores organizacionais correspondam aos seus valores pessoais. Desde o
momento da contratação, a transparência por parte da organização acerca
dos seus valores e políticas é uma forma mais assertiva de selecionar
novos funcionários.
“Com esta pesquisa temos a evidência de que as empresas necessitam
criar programas mais amplos e estratégicos, capazes de compreender esses
cinco itens em sua totalidade”, destaca Andrea Teixeira, diretora de
recursos humanos da Assespro-RS.
Com base nas respostas dos participantes, a entidade listou alguns
pontos com orientações para que as empresas minimizem problemas e
retenham talentos. Confira:
1. Mantenha sua pesquisa salarial atualizada.
Conheça o mercado e seus concorrentes. Os salários ofertados devem estar
de acordo com as práticas adotadas pelo mercado. Porém, não é somente
isso. É importante criar formas de benefícios flexíveis em que se
consegue entender qual a maior necessidade das pessoas, considerando o
que é mais importante para elas.
2. Não prometa aquilo que não se consegue cumprir. A
transparência na hora de oferecer o trabalho é fundamental para que
ambos os lados estejam satisfeitos. Isso vale tanto relativo às tarefas
quanto as possibilidades de crescimento.
3. Prepare “gestores de pessoas”. Os líderes empresariais são os grandes responsáveis por manter um bom clima de trabalho.
4. O seu modelo de gestão pode ser flexível sim. Na
era da inovação, por que não inovar adotando um novo modelo de gestão? O
modelo de gestão vem de cima. Portanto, treine seus líderes.
5. Inove e melhore seu processo seletivo. Contrate
pessoas em que os valores da empresa estão de acordo com os valores
pessoais. As novas gerações exigem feedback constante. Todos merecem.
Adote definitivamente essa prática.