quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As diferenças do papel 'generalista' e 'especialista' na área de TI.

As diferenças do papel 'generalista' e 'especialista' na área de TI.
As diferenças do papel 'generalista' e 'especialista' na área de TI.
Chega um determinado dia na vida do profissional de TI em que ele deve decidir: ser especialista ou generalista. O especialista é puramente técnico, conhecedor profundo de uma tecnologia. Já o generalista conhece de “tudo um pouco”, sabe “para que serve”. Enquanto o especialista tem um crescimento horizontal, o generalista tende a se tornar um gestor e tem um crescimento mais vertical.

Neste momento não existe o certo ou errado. Embora o papel de gestor tenha um viés mais nobre, o especialista pode galgar ganhos ainda maiores. Não existe limite. Pelo perfil do profissional de TI, a tendência é se tornar um especialista técnico ao invés de um gestor. Isto é alarmante, pois estaremos fadados a sermos gerenciados por profissionais de outras áreas, como geralmente ocorre de um gestor de TI tenha formação em administração.

Faltam gestores na área de TI com formação em tecnologia. Além do próprio desinteresse, o meio acadêmico não prepara os jovens para a gestão. E sim para o especialista. No momento em que temos somente especialistas, mais longe do negócio a TI tende a ficar. Digo isso pois o especialista fala o “tecniquês”, e o gestor já entende a linguagem do negócio.

E você? Já escolheu o caminho a seguir na encruzilhada? Tenha cuidado, pois as vezes perdemos um ótimo técnico e ganhamos um péssimo gestor. Ou ganhamos um péssimo técnico e perdemos um grande gestor. Mas pense com carinho na área de gestão.

Fonte: Engeplus




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: