As diferenças do papel 'generalista' e 'especialista' na área de TI. |
Chega um determinado dia na vida do
profissional de TI em que ele deve decidir: ser especialista ou
generalista. O especialista é puramente técnico, conhecedor profundo de
uma tecnologia. Já o generalista conhece de “tudo um pouco”, sabe “para
que serve”. Enquanto o especialista tem um crescimento horizontal, o
generalista tende a se tornar um gestor e tem um crescimento mais
vertical.
Neste momento não existe o
certo ou errado. Embora o papel de gestor tenha um viés mais nobre, o
especialista pode galgar ganhos ainda maiores. Não existe limite. Pelo
perfil do profissional de TI, a tendência é se tornar um especialista
técnico ao invés de um gestor. Isto é alarmante, pois estaremos fadados a
sermos gerenciados por profissionais de outras áreas, como
geralmente ocorre de um gestor de TI tenha formação em administração.
Faltam
gestores na área de TI com formação em tecnologia. Além do próprio
desinteresse, o meio acadêmico não prepara os jovens para a gestão. E
sim para o especialista. No momento em que temos somente especialistas,
mais longe do negócio a TI tende a ficar. Digo isso pois o especialista
fala o “tecniquês”, e o gestor já entende a linguagem do negócio.
E
você? Já escolheu o caminho a seguir na encruzilhada? Tenha cuidado,
pois as vezes perdemos um ótimo técnico e ganhamos um péssimo gestor. Ou
ganhamos um péssimo técnico e perdemos um grande gestor. Mas pense com
carinho na área de gestão.
Fonte: Engeplus