Aprenda a garantir a qualidade de um aplicativo ou software. |
Embora não exista uma fórmula mágica para desenvolver aplicativos de sucesso, existem alguns fatores que podem garantir a qualidade de um aplicativo ou software. Podemos dizer que são boas práticas que farão com que seu aplicativo não seja rejeitado de imediato. Quando baixo um aplicativo no tablet ou smartphone, sempre dou uma olhada nas avaliações e comentários e acabo deixando de baixar quando percebo que problemas de lentidão ou travamento são recorrentes.
Vejamos como tornar o processo de desenvolvimento mais organizado e, consequentemente, como criar um aplicativo de qualidade.
Vejamos como tornar o processo de desenvolvimento mais organizado e, consequentemente, como criar um aplicativo de qualidade.
1 – Foco nas Necessidades dos Usuários
Inicie com objetivos de negócio claros e concentre-se nos desejos dos usuários, antes de mergulhar no desenvolvimento ou em discussões sobre viabilidade. Esqueça por alguns instantes que você é um programador e pense como usuário. Imagine o que ele gostaria de ver ou sentir quando utilizar seu aplicativo ou software.
2 – Planeje, Faça, Verifique, Atue
No mundo dos negócios existe uma metodologia de controle de qualidade chamada PDCA (Plan – Do – Check – Act) que nada mais é do que o ciclo de vida de determinado projeto e indica a melhor ordem para que seu produto final tenha qualidade.
a) Planejar – Estratégia e planejamento são o coração de qualquer projeto. É assim que você define de onde está saindo e onde pretende chegar.
b) Fazer – O desenvolvimento deve seguir o planejamento inicial e quaisquer alterações devem ser documentadas.
c) Verificação – A verificação serve para identificar possíveis falhas, tanto no processo de criação como no desenvolvimento do aplicativo ou software. É neste ponto que você realiza testes para entender se seu projeto atende plenamente às expectativas dos usuários finais.
d) Atuar – Encontrados erros ou oportunidades de melhoria, é hora de atuar e resolver ou melhorar o produto.
É importante possuir um ambiente de testes com boa capacidade e com tempo de resposta aceitável, afim de simular o ambiente do usuário de forma mais precisa. A qualidade do software e hardware utilizados nestes processos impactarão diretamente a qualidade do seu aplicativo ou software.
3 – Estratégia Importa
De nada adianta planejar, criar, pensar ou resolver problemas no desenvolvimento se não houver uma estratégia muito clara. A estratégia será o seu norte durante todo o processo de criação. Inicie resolvendo o problema correto e então resolva corretamente o problema. Desta forma, você consegue prever problemas futuros e criar mecanismos de solução mais eficientes e com tempo de reparo menor, aumentando a satisfação dos usuários.
Afinal, tudo pode dar errado um dia e usuários sabem disso e o importante nestas situações é definir em quanto tempo o problema estará resolvido. A melhor forma de controlar esse tipo de ambiente é com softwares de análise de usuários e com constantes reuniões de equipe em busca de oportunidades de melhoria.
4 – Excelência no Desenvolvimento
Após aprimorar cada um dos fatores mencionados acima, é hora de focar na equipe de desenvolvimento. Eles são a base para que seu produto final seja aceito e desejado pelas pessoas. É preciso garantir que todo planejamento e estratégia sejam entendidos pela equipe e que não há dúvidas no processo de criação. Quanto mais claros os objetivos forem, maiores as chances de que o desenvolvimento seja fantástico e livre de problemas que tomem muito tempo. Uma equipe focada e alinhada é o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um aplicativo ou software.
Como disse no início, fórmula mágica não existe, mas estes quatro fatores garantem a qualidade de seu aplicativo ou software. Comente conosco de que forma este pequeno manual te ajudou no desenvolvimento de seus projetos.