segunda-feira, 13 de julho de 2015

TCC de aluno de Análise e D. de Sistemas vira app que facilita a comunicação entre cliente e mototaxista.

TCC de aluno de ADS, vira app que facilita a comunicação entre cliente e mototaxista.
iMotoTáxi.
Facilitar a comunicação entre o cliente e o mototaxista, mostrar a localização e proporcionar segurança para os usuários, são os principais objetivos do iMotoTáxi,  novo aplicativo desenvolvido no Núcleo de Computação e Grupo de Pesquisa em Computação Ubíqua e Móvel da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O projeto que passou por quatro meses de teste estará disponível, na próxima semana, no Google Play Store
 
O aplicativo, que será disponibilizado de forma gratuita para Android, foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico de Tecnologia e Análise Desenvolvimento de Sistemas da UEA, Rilson Soares, auxiliado pelo seu supervisor e doutor do Núcleo de Computação da UEA, Fábio Santos, e pode ser utilizado em todo o Estado. 
 
"Por enquanto só conseguimos disponibilizar na versão para Android, mas logo estaremos oferecendo para o IOS e Windows Phone, pois estávamos usando serviços gratuitos, mas esperamos que daqui um tempo consigamos utilizar os melhores produtos e serviços da área", enfatizou o professor Fábio Santos.
 
O IMotoTáxi foi desenvolvido pela união de tecnologias atuais, como a de GPS e Service, permitindo que o cliente visualize em um mapa os mototaxistas disponíveis, de acordo com a localização dos clientes, podendo selecionar e obter informações pessoais sobre os motociclistas e suas motos, como nome, telefone, modelo e número da placa.
 
"Eu tive a ideia há muitos anos atrás, logo que o serviço de táxi de motos começou a se polarizar na cidade de Manaus. Ouvi relatos ruins de funcionários e até de usuários em relação a segurança e a dificuldade de locomoção. Portanto, pensei que a tecnologia poderia resolver os problemas e me perguntei, se um aplicativo poderia modernizar o acesso, e logo respondi para mim mesmo positivamente, pois iríamos oferecer para os clientes e motociclistas funcionalidades inteligentes", contou o professor supervisor., 
 
Os mototaxistas também poderão visualizar um mapa de toda a região, podendo localizar pelo GPS os clientes que fizeram a chamada pelo aplicativo. "Esse aplicativo tem muitas funções, mas o que acho importante ressaltar que o cliente tem acesso a avaliação de outros usuários do serviço de cada motociclista ou até o perfil pela foto do cadastrado", destacou o aluno responsável pelo projeto, Rilson Soares.
 
Para o aluno, o sistema operacional terá uma grande importância para diminuir o trânsito nas principais vias da capital. "Tenho certeza que esse aplicativo será importante para um melhor tráfego nas principais vias da nossa cidade, pois como o funcionário terá acesso a localização do seu cliente ele saberá das melhores rotas para chegar até lá, o que vai diminuir também o atraso dos profissionais, que é muito comum", finalizou.
 
Melhoria para o serviço
 
Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Profissionais Mototaxistas de Manaus, Ricardo Castro, o projeto vai melhorar o serviço. "A ideia desse aplicativo é muito boa e interessante. Tenho certeza  que vai ajudar o trabalho de todos, pois o cliente terá acesso a localização dos profissionais mais perto, e isso com certeza vai diminuir o atraso e beneficiar toda a população", ressaltou.
 
"Pretendemos fazer uma reunião e apresentar o projeto para todos os profissionais, explicando a sua funcionalidade e a importância que ele pode ocasionar para o trabalho de todos, pois já fizemos uma pesquisa com 300 deles e eles acharam um produto produtivo. Portanto, esperamos na cerca de mil mototaxistas baixem e se cadastrem no sistema", finalizou Ricardo Castro. 
 
Fonte: D24AM




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: