Programador cria código fonte de “jogo” que cabe em um único tweet. |
Antigamente, devido até mesmo aos limites dos recursos de hardware, os
desenvolvedores de jogos tinham que otimizar o código fonte e as
bibliotecas de mídia para que o software ocupasse o menor espaço
possível na memória secundária (armazenamento). Hoje, a oitava geração
de consoles conta com Blu-ray de dupla camada (50 GB decimais) e um HD de no mínimo 500 GB para instalar os jogos. Nesse sentido, uma moleza.
De certa forma, estamos vendo algo parecido no campo mobile: a Apple
recentemente permitiu que os aplicativos do iOS estejam contidos em binários de até 4 GB.
Isso afetou a corrida armamentista dos smartphones, daquele que tem o
melhor hardware, afinal a maioria dos desenvolvedores Android, mesmo não
estando limitados aos tais 4 GB, vão poder oferecer games cada vez mais
pesados em ambas as plataformas.
Na contramão desse movimento de oferecer jogos cada vez maiores e mais complexos tivemos este interessante desafio:
No Twitter, o desenvolvedor australiano Ben Porter lançou um belo desafio: desenvolver um jogo cujo código fonte caiba nos 140 caracteres de um tweet. Dois dias depois, ele obteve uma bela resposta: Alex Yoder, desenvolvedor norte-americano, apresentou o Tiny Twitch. O objetivo desse software é você clicar no X que aparece
aleatoriamente em qualquer lugar útil dentro do navegador. Caso você
clique fora do X, aparece um alerta do JavaScript que basicamente
funciona como placar, mostrando quantas vezes você conseguiu clicar no X
anteriormente.
Temos basicamente um truque em HTML que funciona com os atuais
navegadores. Daí a interpretar isso como um “jogo” vai da experiência de
cada um. Tem gente que perde tempo com FarmVille, por que não acreditar que alguém vá conseguir se divertir com Tiny Twitch e disputar o placar com os amigos?
Para quem quiser jogar offline, basta pegar o código fonte, jogar no Bloco de Notas, renomear o arquivo como HTML e pronto. Aliás, isso seria pirataria?
Fonte: Rock, Paper, Shotgun