sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cinco coisas que a Apple está fazendo para agradar os desenvolvedores.

A Apple teve muito a mostrar na abertura da sua conferência anual de desenvolvedores WWDC deste ano. As principais melhorias incluíram uma nova versão da linguagem de programação (prestes a ter seu código aberto) Swift e frameworks atualizados para a criação de apps mais avançados para o Apple Watch.

Os desenvolvedores ajudaram a Apple a se tornar a gigante que é hoje e os anúncios feitos na conferência indicaram o desejo da companhia de lançar as bases para que os criadores de aplicativos sejam mais eficientes e desenvolvam aplicativos cada vez melhores. Entre as mudanças, está a unificação dos programas para desenvolvedores da empresa no Apple Developer – mas é só o começo.

Swift tem tratamento de erros melhrorado em nova versão

Um ano se passou desde que a Apple anunciou a Swift, sua linguagem de programação. A Objective-C ainda é mais popular entre os desenvolvedores, mas de acordo com uma pesquisa recente da Stack Overflow, a Swift é bem recebida no setor.

Para convencer os designers de aplicativos a adotarem a linguagem, a Apple lançou a versão 2.0. Seus principais aperfeiçoamentos são um melhor desempenho, o novo modelo de tratamento de erros e a capacidade de se direcionar mais facilmente às versões anteriores do iOS. Mudanças na sua sintaxe também foram feitas para dar mais consistência.

Swift terá código aberto e se estenderá a outros sistemas operacionais 

A estratégia da Apple para aumentar a popularidade da Swift não se limita às melhorias na linguagem. Ela será disponibilizada sob uma licença de código aberto ainda este ano e i código-fonte incluirá o compilador Swift e a biblioteca padrão. Mais que aceitas, contribuições de outras comunidades serão encorajadas pela Apple. 

Na ocasião do lançamento, a empresa planeja contribuir com portas para OS X, iOS e Linux. A mudança é significativa para a Apple, mas ainda não se sabe a extensão de seu compromisso com suportes multi-plataforma, mas, nessa frente, destaca-se a disponibilidade de seu serviço de streaming musical para Android. 

Xcode também ganhou uma atualização

Junto com a Swift 2.0, a Apple também desenvolveu uma versão beta da plataforma para desenvolvedores Xcode 7. A atualização inclui o Ambiente de Desenvolvimento Integrado da empresa, um compilador da Swift 2 e os últimos SDKs para OS X, iOS e watchOS. Os criadores ainda contam com o auxílio de uma ferramenta que migra o código Swift 1.2 para a nova versão e outras melhorias incluem monitoramente de energia usada em cada processo, gravação da interface de usuário e um mecanismo simplificado para testes em dispositivos físicos. 

Engana-se quem acha que Apple se esqueceu dos desenvolvedores Objective-C: uma nova ferramenta, batizada de Address Sanitizer, ajuda a prevenir problemas de corrupção de memória, explorado por hackers. 

Desenvolvimento de apps nativos para o Watch

O Watch está à venda desde o fim de Abril, mas a Apple já prepara a segunda versão de seu sistema operacional, o watchOS2, que deve impulsionar os criadores de aplicativos. Seu maior aperfeiçoamento é a possibilidade de se projetar aplicativos diretamente para o smartwatch, sem depender de um iPhone.

A mudança deve resultar em melhor desempenho e era esperada desde o primeiro dia. Os desenvolvedores ainda poderão integrar ferramentas essenciais de hardware a seus aplicativos, como digital crown, sensor de batimentos cardíacos, acelerômetro e microfone usando uma versão atualizada do framework WatchKit.

O novo ClockKit framework permite que postem informações na face do relógio. O iOS 9 SDK beta incluindo o WatchKit para watchOS2 está disponível para download no site da Apple para desenvolvedores. 

Ferramentas para exercício e apps de automação doméstica renovados

O iOS 9 SDK também inclui versões atualizadas de outros frameworks Apple. Há novos perfis HomeKit para janelas e cortinas motorizadas, sensores de movimento e sistemas de segurança doméstica. Os data points do novo HealthKit permitem a armazenagem de informação em saúde reprodutiva, exposição a raios UV e consumo de água. Usando o GameplayKit, os desenvolvedores poderão projetar jogos melhores e usar o ReplayKit para adicionar ferramentas de gravação de vídeo.

Fonte: IDGNow




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: