Novo sistema ajuda em consulta de pacientes. |
Aos 20 anos, o estudante Vitor Ricardo de Paula desenvolveu um programa
de computador que é capaz de acelerar os agendamentos de consultas de
pacientes e facilitar o transporte para tratamento médico de usuários do
sistema público de saúde em Tietê
(SP). Por meio do software, que ainda é utilizado em fase experimental,
os funcionários da Secretaria de Saúde conseguem gerenciar informações
sobre o cadastro de ambulâncias, a requisição de viagens, bem como
pesquisar o histórico dos doentes. Vitor está no 4º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec de Tatuí (SP). Ele é estagiário da Pasta.
De acordo com o rapaz, era preciso desburocratizar o processo de
atendimento aos moradores. Vitor não recebeu nenhuma quantia pela ideia.
“Surgiu essa necessidade, já que era tudo manual e hoje precisa ser
digitalizado. Pretendo utilizar esse software em meu Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC)”, afirma.
Ainda segundo ele, ajudar outras pessoas traz uma sensação boa. “É
gratificante, mas não sabia que tomaria esta repercussão e que se
tornaria algo importante deste jeito”, comenta o jovem.
Para o professor José Marcio Mathias, o invento será de muita utilidade
para a população do município. “O uso do programa vai facilitar o
trabalho das pessoas que lidam com isso diariamente e acabam perdendo
muito tempo para executar o serviço manualmente”, aponta o professor de
Engenharia de Software e Sistemas Integrados de Gestão.
O encarregado de logística Antônio Carmo Alves Lisboa, que cuida de 14
ambulâncias, valoriza a ferramenta criada pelo estudante. “Hoje cada um
pode ir até a unidade de saúde mais próxima do bairro em que mora para
agendar, evitando ter que vir até a Secretaria”, completa.