Fique atento a evolução. |
Um Novo Estilo de TI acaba de nascer, impulsionado pela computação na
nuvem, mídias sociais, mobilidade, Big Data, Analytics, Internet das
Coisas (IoT) e tantas outras tendências. Quando buscamos a modernização
das aplicações, conhecida pela sigla AMod, sempre há um impacto
financeiro quando você decide não fazer nada. Para o Novo Estilo de TI, a
situação é ainda mais grave: o valor do seu negócio para o mercado
pode, até mesmo, ser considerado obsoleto ou, simplesmente,
desaparecer.
Um novo estilo de negócios está forjando uma diferente perspectiva para a TI, que deve apoiar os novos hábitos e comportamentos dos consumidores. Você pode competir com empresas 100% virtuais. Ofertas baseadas na internet e totalmente online provavelmente foram lançadas em sua indústria por seus competidores. Clientes, cada vez mais, esperam por produtos que interajam, conectem e inovem, tanto passivamente quanto ativamente. Enquanto inovação pode ser algo obtido de muitas formas, a habilidade de conectar e interagir com usuários finais é sustentada pela tecnologia. E você não tem tanto tempo assim para perceber que seus clientes estão mais conectados do que havia imaginado.
Previsões para 2015 identificam que TI é a chave para permitir a interação com usuários móveis, e não somente com dispositivos móveis. Essa é uma tendência crescente, trazida pelo aumento da adoção de mídias sociais. Computação na nuvem com Infraestrutura como Serviço ( Infrastructure-as-a-Service, ou IaaS) permitirá que mais dados sejam armazenados e processados, direcionados pelas crescentes soluções de IoT conectadas às atividades sociais. Todos esses dados estarão disponíveis para serem analisados, entendidos e processados e é preciso agir na proporção certa. É necessário que a TI se posicione com broker de tecnologia, trazendo aos negócios os serviços necessários para atender às demandas de mercado.
Aplicativos móveis, em particular, podem introduzir serviços e produtos que não requerem muito investimento ou recursos disponíveis apenas em grandes empresas. A necessidade de investir em infraestrutura, data centers, servidores, softwares, entre outros, é muito baixa. Você pode consumir essas tecnologias por meio de parceiros e provedores de serviços. Precisa de dinheiro para o marketing? A mídia social pode ser uma resposta muito barata. Boas ideias se propagam rapidamente por meio das plataformas já existentes.
Atrás disso tudo, tem um Novo Estilo de TI - o qual seus competidores, provavelmente, já devem ter começado a adotar. Você, certamente, tem muitos clientes leais, uma boa reputação de marca e produtos de alta qualidade. Isso era suficiente para manter seus negócios rentáveis ontem, mas o mesmo não vale para amanhã.
As gerações Y e Z em pouco tempo vão
dominar o mercado e demandar produtos inteligentes, interativos e
conectados. O dinheiro que você investe hoje em marketing ou branding
pode não superar a confiança que seus clientes põem na opinião de outros
consumidores dadas por meio dos canais das redes sociais.
Isso
não significa que seu produto não seja bom. São as expectativas dos
compradores que mudaram. Uma vez que a imagem de sua marca é afetada,
sua credibilidade como fornecedor pode sofrer danos. O dinheiro que você
investe para consertar esse problema pode ser melhor direcionado para
projetos que vislumbrem um Novo Estilo de TI, de forma a realçar seus
produtos e serviços antes que o posicionamento antigo se torne um
problema.
A TI costumava ser um facilitador e, algumas vezes, uma barreira para os negócios. Agora, é a vez de se tornar um promotor de uma nova era de produtos inteligentes e conectados. Seus clientes estão preparados para isso. Eles esperam isso. Você vai se juntar à festa ou apenas assistir? Você está disposto a pagar o preço de não fazer nada?
Escrito por: Francisco Fernandes, arquiteto de soluções da HP Brasil
Fonte: IT FORÚM.