Empresas do setor de tecnologia da informação dominam o topo da décima edição do ranking BrandZ,
estudo produzido pela empresa de pesquisas Millward Brown e Grupo WPP,
que mede o valor das marcas. Quatro dos cinco primeiros nomes da lista
são de TI. Apple lidera, seguida por Google, Microsoft e IBM. A quinta
empresa no ranking é a Visa.
A Apple passou à frente da Google e reconquistou o topo da lista em
2015. Com um aumento do valor de marca de 67% em apenas um ano, a marca
criada por Steve Jobs atingiu valorização de US$ 247 bilhões.
"A Apple tem uma promessa de marca muito clara e é através dela que
reforça a sua mensagem e sustenta os diferenciais que a fazem ser tão
desejável”, afirma Doreen Wang, diretora global da Millward Brown
BrandZ, ressaltando atributos de inovação da Maçã.
O Google, que foi para a segunda colocação na edição deste ano,
cresceu 9% e chegou a US$ 173,7 bilhões. Já a Microsoft – que foi a
primeira colocada em 2006 –, hoje se encontra na terceira posição, com
um valor de US$ 115,5 bilhões, cifra que representa um crescimento de
28% no período.
A quarta colocada na lista é a IBM. A Big Blue viu o valor de sua
marca cair 13% frente a 2014 e hoje está avaliada em quase US$ 94
bilhões. A empresa é seguida pela Visa, em quinto lugar.
O setor de telecomunicações posicionou AT&T e Verizon na sexta e
sétima colocações, respectivamente, do ranking, superando ícones como
Coca-Cola e McDonald’s.
O Facebook viu sua marca valorizar 99% no intervalo de um ano,
avaliada em US$ 71 bilhões e figurando na décima segunda posição da
lista de 2015.
Outras empresas de tecnologia no ranking incluem Amazon (14o lugar),
HP (39o lugar), Oracle (44o lugar), Samsung (45o lugar) e Twitter (92o
lugar).
O valor total das Top 100 marcas medidas no ranking obteve um
crescimento de 126% desde a primeira edição do ranking, há 10 anos, e
hoje soma US$ 3,3 trilhões, número 14% superior ao total registrado em
2014.
A pesquisa ressalta que tecnologia da informação é a categoria de
crescimento mais rápido, tendo avançado 24% no último ano. As marcas do
setor no top 100 valem mais de US$ 1 trilhão.