SC tem várias cidades com oportunidades em TI. |
Segundo o programa Geração TEC, da SDS, mais de 600 vagas estão abertas e ao menos 908 devem ser geradas nos próximos meses.
“Estas informações ajudarão a montar a grade de cursos do programa, que visa formar profissionais capacitados para atenderem as necessidades das empresas catarinenses”, explica o secretário Carlos Alberto Chiodini.
O mapeamento contou com a participação de 190 empresas do setor no Estado no primeiro trimestre. Segundo a SDS, a maior quantidade de vagas está em Florianópolis (355), Joinville (313) e Blumenau (252).
“Os números refletem a força e o potencial de crescimento do setor tecnológico catarinense. O mapeamento nos faz vislumbrar onde estão as lacunas da demanda por profissionais e ajuda a identificar áreas que necessitam de mais investimentos em qualificação”, afirma Guilherme Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).
Em quatro cidades pesquisadas, a previsão de geração de novas vagas até o final do ano deve representar quase o dobro das oportunidades oferecidas hoje. É o caso de Lages, que prevê 184% mais admissões; Joinville, com acréscimo de 155%; Brusque, 95% e Florianópolis, 77%.