Mercado de jogos aquecido no Brasil. |
O mercado mundial de jogos digitais podem movimentar US$ 82
bilhões em 2015. Dessas cifras, cerca de US$ 3 bilhões vão aquecer a
economia nacional. O boom está provocando a procura por cursos de games
design, que dobra a cada dois anos, mas ainda não atende a demanda. Até
dezembro de 2015, 117 mil vagas ficarão disponíveis por falta de mão de obra
especializada.
De olho no
mercado brasileiro, a Full Sail University, universidade
norte-americanas de mídias e artes, que se destaca pela área de computação
gráfica, animação 3D e coleciona 27 graduados que participaram da
produção de filmes premiados no Oscar 2015, se uniu a REDZERO, maior
escola de game e entretenimento digital da América Latina, para formar
profissionais de sucesso e engajá-los nas melhores empresas do mercado. "Vamos transformar a paixão por jogos em profissão
rentável no setor de computação gráfica, cinema, música e games",
enfatiza o diretor executivo da RedZero Marcelo Crivella, ao informar
que o mercado de games já ultrapassou o de cinema e se tornou a maior
indústria de entretenimento do mundo, exigindo diversos profissionais
capacitados para dar vida e qualidade as animações.
Os fãs de Guerra Nas
Estrelas, Call of Duty, Harry Potter e Capitão América vão poder deixar
de jogar para produzir o próprio game em uma das unidades da RedZero
espalhadas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e
Brasília.
CENÁRIO
Dados recentes do
Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais apontam
que as vagas no mercado de trabalho cresçam em torno de 13,5% nos
próximos cinco anos. As funções mais procuradas são: designers e
programadores de jogos para as redes sociais e plataformas móveis como
os celulares e tablets. Os brasileiros gostam de
dar 'play'! 61 milhões deles têm o costume de brincar com algum jogo
eletrônico, o que faz o País ocupar a posição de quarto maior consumidor
do mundo em jogos digitais. Uma das explicações para esse crescimento é
a popularização dos smartphones e dos tablets, que permitem o contato
com os jogos em qualquer lugar.
NÚMEROS DO SETOR
• Brasil é o 4º consumidor de jogos eletrônicos do mundo, mas faltam profissionais para dar conta do mercado
• Mercado de games movimenta R$ 44 milhões e deve crescer em 2015
• Expectativa é manter taxa de crescimento dos últimos anos, de 9 a 15%.
• No Brasil, setor emprega quatro mil pessoas e movimenta R$ 900 milhões.
• Segundo a pesquisa da
consultoria IDC, até 2015, 117 mil vagas ficarão abertas e não serão
preenchidas. Somente a procura por profissionais na América Latina deve
superar a oferta em 27% no próximo ano
• O boom do mercado de games aumenta a demanda por cursos universitários, técnicos e até de férias.
• A cada 2 anos dobra o numero de alunos nos cursos de game design