Taça cobiçada do torneio de tecnologia, organizado pela Microsoft. |
A Microsoft anunciou na noite de ontem (08), em Curitiba, os projetos vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2015, Copa do Mundo de Tecnologia promovida anualmente pela empresa. Foram indicados os primeiros lugares em três categorias. O “Can Game”
levou o prêmio no quesito Cidadania, enquanto “Clothes for Me” e
“Trankies World” se destacaram como melhores projetos em Inovação e
Games, nessa ordem.
Etapa brasileira da Imagine Cup 2015
Etapa brasileira da Imagine Cup 2015
Os projetos vencedores da etapa nacional da competição vão agora
disputar uma vaga para representar o Brasil na final mundial da Imagine
Cup, que acontece em julho, em Seattle, cidade que abriga a sede da
Microsoft nos Estados Unidos.
O evento de premiação no Brasil aconteceu na PUC-Paraná, parceira da
Microsoft, e contou com a participação dos 9 times finalistas. O banco
Bradesco é patrocinador da fase nacional da Imagine Cup 2015 e já é
parceiro do torneio há seis anos. A realização da etapa brasileira da
Imagine Cup 2015 também contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e do
Instituto Ressoar.
Na categoria Cidadania, o Can Game, criado pela
startup pernambucana Life Up, se destacou com a ideia de usar tecnologia
para auxiliar o tratamento de crianças com autismo. Ele é um software
multidisciplinar que estimula atividades e interações que podem apoiar
pais no desenvolvimento de filhos autistas, além de permitir que
profissionais de saúde acompanhem a evolução do paciente à distância.
Já no quesito Inovação, a proposta do time eFitFashion, formado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), para simplificar o processo de confecção de roupas sob medida conquistou o primeiro lugar. O software Clothes for Me, criado pelo time, permite que o usuário gere automaticamente moldes com tamanhos exatos a partir de medidas inseridas no sistema, facilitando o trabalho que antes um alfaiate ou uma pequena confecção teriam para conseguir produzir uma peça personalizada.
Com um jogo baseado na interação via Kinect, sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft, o time HTW levou o primeiro lugar na categoria Games. O jogo Tranckies World se diferenciou ao eliminar o uso de controles e permitir o uso dos próprios movimentos dos dedos e braços para duelar nos diferentes cenários propostos pelo game de uma maneira mais fluída.
A Imagine Cup busca promover inovações de estudantes do mundo inteiro. Somente na edição de 2015, mais de três mil projetos brasileiros foram inscritos na competição. Desde 2007, mais de 200 mil estudantes do país participaram da Imagine Cup.
Já no quesito Inovação, a proposta do time eFitFashion, formado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), para simplificar o processo de confecção de roupas sob medida conquistou o primeiro lugar. O software Clothes for Me, criado pelo time, permite que o usuário gere automaticamente moldes com tamanhos exatos a partir de medidas inseridas no sistema, facilitando o trabalho que antes um alfaiate ou uma pequena confecção teriam para conseguir produzir uma peça personalizada.
Com um jogo baseado na interação via Kinect, sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft, o time HTW levou o primeiro lugar na categoria Games. O jogo Tranckies World se diferenciou ao eliminar o uso de controles e permitir o uso dos próprios movimentos dos dedos e braços para duelar nos diferentes cenários propostos pelo game de uma maneira mais fluída.
A Imagine Cup busca promover inovações de estudantes do mundo inteiro. Somente na edição de 2015, mais de três mil projetos brasileiros foram inscritos na competição. Desde 2007, mais de 200 mil estudantes do país participaram da Imagine Cup.