Dicas para se dar bem na área de TI. |
O mercado de tecnologia da informação se desenvolve de forma
acelerada. Com frequência, vemos novas ondas se formarem. Recentemente,
conceitos como mobilidade, cloud computing, big data, impressão 3D e
internet das coisas começaram a avançar de forma intensa sobre
estruturas organizacionais e têm levado a TI para patamares ainda mais
elevados.
O momento é de digitalização dos negócios. Com isso, elevam-se
padrões de competitividade e exige-se uma postura mais dinâmica das
organizações.Nesse contexto, para se destacar no mercado, o profissional
de TI precisa estar atento a novidades e desenvolver competências que o
certificam a conquistar novos cargos.
Executivos da provedora de tecnologia Exceda listaram cinco
características que pautarão o futuro dos trabalhadores de área. Veja se
concorda com o perfil desenhado:
1. Autodidata - A velocidade com que ocorrem as
atualizações e surgem novas tecnologias tornam obsoletos até mesmo os
treinamentos mais atuais. Ainda, o grande volume de informações
disponíveis na internet democratiza o estudo. Sendo assim, o
profissional que deseja despontar na carreira deve buscar informação
proativamente e estar atento aos movimentos de empresas do setor e
tecnologias emergentes.
2. Capaz de trabalhar em equipe - Ponto fundamental
para qualquer profissional, principalmente os da área de TI, pois lidam
com todas as áreas da empresa e em projetos com grandes equipes. Ainda,
ultrapassam as fronteiras da organização uma vez que interagem, por
exemplo, com equipes de suporte e fornecedores do mundo todo.
3. Bilingue - A fluência em inglês é imprescindível e
não há muito que discorrer sobre um quesito tão pontual e objetivo.
Ainda assim, vale explicar que muitas informações sobre as tecnologias
estão nesse idioma e, mundialmente, boa parte das empresas o adotou como
língua mestra. Por isso, ele faz parte das competências necessárias do
profissional que escolhe atuar em TI.
4. Com visão de negócio - O profissional de TI
sustenta a estratégia de negócios fazendo com que a tecnologia atenda as
necessidades da empresa e seus colaboradores. Por isso, ele deve
compreender holisticamente o negócio e seu mercado, considerando a
tecnologia da informação como ferramenta estratégica para alavancar os
negócios.
5. Fator comportamental - Por último, porém, não menos
importante, é necessário que o profissional compreenda seu papel
fundamental no todo, seja em um projeto ou processo. Ainda, que tenha
sensibilidade para perceber seus pontos fortes e francos bem como o de
seus colegas, a fim de aplicar o seu melhor para a entrega de um
resultado. O profissional de TI não pode mais basear-se apenas em seu
conhecimento técnico, ele precisa saber lidar com pessoas, liderar
projetos, mediar conflitos e muito mais.
Essas dicas são do site Computerworld.